31 de janeiro de 2009

O VISIONÁRIO!


«O país perdeu a inteligência e a consciência moral.Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os carácteres corrompidos.A prática da vida tem por única direcção a conveniência.Não há princípio que não seja desmentido.Não há instituição que não seja escarnecida.Ninguém se respeita.Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.Alguns agiotas felizes exploram.A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.O povo está na miséria.Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.Diz-se por toda a parte: o país está perdido!»
Fonte: primeiro número de “As Farpas” 1871, Eça de Queiróz.

'GALLEGO' SUAVE


Eis um livro que me chegou de forma diferente. Este foi dado, e ainda por cima por um colega de trabalho. O Jorge tinha avisado 'tenho por lá um livro para ti, e parece-me «cousa» diferente'. Na verdade, ele trouxe coisa rara. Foi publicado pela primeira vez no ano de 1926, e Alfonso Castelao era já homem de quarenta anos. Também galego de muitos ofícios: médico, escritor, político nacionalista, desenhador e totalmente comprometido com a sua terra. A escrita de Castelao é o somatório dessas observações. Assim nestas «Cousas está, xa que logo, o Castelao máis xenuíno e universal, aquel que hoxe ten a consideración dun clásico da literatura galega polo exemplar equilibrio que logrou gracias á sabia combinación de elementos dispares, uns de tipo formal e outros puramente significativos, saídos todos do cerne mesmo da alma galega. Unha alma da qual el foi, ó mesmo tempo, intérprete e executor.»
A partir de agora tenho também por casa, «un clásico da narrativa galega. A obra máis orixinal dun escritor que creou un xénero».
(EX)CITAÇÕES
''Pode-se observar a partir da análise da obra de Castelao a capacidade de codificação de diversos fundamentos em que se constrói o imaginário de uma sociedade, revelando, deste modo, um grau extraordinário de conhecimento da psicologia do povo galego. Entretanto, a sua genialidade não encontra suas fronteiras finais neste ponto. Castelao é, antes de tudo, um pedagogo que faz a sua grandiosa obra se tornar de fácil leitura para o cidadão galego o qual, ao identificar-se naquelas linhas, resgata o orgulho pela sua pátria.
OUTRAS CONVERSAS
''Andamos todos ressabiados. Invejamo-nos, desprezamo-nos; se os outros não tiverem defeitos, inventamo-los; deixámos de ser transeuntes, cidadãos: trespassamo-nos com a indiferença, o ressentimento e o ódio. A notícia da prisão deste ou daquele, banqueiro ou vizinho, amigo ou inimigo, lança no nosso íntimo uma alegria obscena. Não vivemos - existimos no pequeno mundo de obcecações que nos cegam. Que nos aconteceu? Quem nos roubou a humanidade que permite a clarividência e a energia necessárias para suportar a adversidade, a mentira, a infâmia? Tudo nos conduz e nos empurra para um futuro ainda mais amargo, mais confuso e ambíguo do que este presente. E, no entanto, é preciso perceber que o comportamento individual pode responder às exigências dos grandes compromissos e das grandes fidelidades''.
Fonte:DN - ''Viver em Portugal'', Baptista-Bastos.
OUTRAS MÚSICAS
''NIGHTS AT THE TURNTABLE'' - Chet Baker/Gerry Mulligan, Essential Jazz Masters, 2003 IMC Music Ltd.

30 de janeiro de 2009

OUTROS LUGARES

'' Winter Surf '' Oahu, Hawai

(EX)CITAÇÕES:
"Vendi as minhas acções e saí da administração da Sociedade Lusa de Negócios por estar preocupado..." Fonte: Dias Loureiro, "Jornal de Negócios", 28-01-2009
OUTRAS CONVERSAS
''Claro que não deixei de pedir o JL no quiosque do costume, passando a fazê-lo apenas mais espaçadamente, sempre que alguém me chamava a atenção para algum artigo, um tema que me interessava em particular, uma ou outra notícia (raramente bombástica pois tal coisa não era, nem é, prática da casa). É essa a situação na qual me mantenho, até porque algumas das características que menos me agradavam se conservam e o esforço de renovação, sendo real, não foi ainda suficientemente claro para romper com uma espécie de «paradigma geracional» do qual, malgrado a data de nascimento que ostento no BI, não me sinto especialmente próximo. Se calhar, diria, antes pelo contrário. Mas tal não significa que deixe de aclamar com ambas as mãos esse esforço que permitiu ao JL, hoje subintitulado «jornal de letras, artes e ideias», sobreviver no velho «Reino da Estupidez» até ao seu número 1.000. E continuar a ser uma referência capital no panorama cultural português, com incontáveis artigos de valia única, informação quase sempre relevante e um espólio absolutamente fora do comum.'' Fonte:http://olamtagv.wordpress.com/2009/01/29/
UM LIVRO
'' DESMEDIDA crónicas do Brasil '' Ruy Duarte de Carvalho, Biblioteca Editores Independentes, Edições Cotovia, Ldª. / 2006.
OUTRAS MÚSICAS:FUSÕES
''HERE & GONE'' - David Sanborn, Decca Records, 2008.


28 de janeiro de 2009

GRANDE ARNALDO!


E se o cartaz fosse levado a sério? Suponhamos que se desligava a televisão, as rádios, e que se dizia ''escrevam nos jornais outras histórias! Estamos fartos da crise''. Em duas singelas palavras, diria: Obrigado, Arnaldo!

(EX)CITAÇÕES
"O regresso anunciado do Estado promete uma correcção indispensável à teologia de mercado."
Fonte:Adriano Moreira, "Diário de Notícias", 27-1-200

OUTRAS CONVERSAS
''Vou ali a S. Miguel.Sempre estimulante.''
Fonte:http://bichos-carpinteiros.blogspot.com/

UM LIVRO
''Rio de Janeiro, Carnaval no fogo'' - Ruy Castro, Asa Editores, SA. 1ª. edição:Julho de 2006;

OUTRAS MÚSICAS, os blues em Lp
''BLUINDO'' - Minnemann & Amigos, Rádio Triunfo,Ldª. 1982;

26 de janeiro de 2009

OUTROS OLHARES


''A winter landscape with skaters on a frozen waterway''
Andreas Schelfhout
(EX)CITAÇÕES
"Habituámo-nos a tudo, à miséria e à fraude, à corrupção e ao despotismo. A televisão mostra imagens até à fadiga"
Fonte: António Barreto, in http://www.publico.clix.pt/
OUTRAS CONVERSAS
''Não gosto muito do género, como não gosto de fados com letra sobre fados, mas é evidente que quem entretem um blogue tem tendência a reflectir sobre a blogosfera. Estou aqui há pouco mais de 3 anos e já noto imensas diferenças neste universo. Há mais gente, mais« côteries» de apoio mútuo, os blogues muito colectivos levam a melhor nas audiências, não sei se na influência. A contra-informação fina também chegou a este meio menos favorável ao domínio das agências de comunicação.Nada disto me incomoda num meio tão personalizado e diversificado. Preocupam-me sim algumas desistências anunciadas de gente de qualidade. Esta semana recebi um e-mail muito significativo do João Vasconcelos Costa a dar conta de alguma desilusão com o meio.Agora leio uma reflexão pessoal do Francisco José Viegas em que este anuncia uma interrupção por motivos em nada alheios a sentimentos de pertença e de partilha.Más notícias para a nossa blogosfera.''
UM LIVRO
''A ESCRITA DISSIDENTE'' autobiografia de Ruben A. - Dália Dias, Assírio & Alvim, Outº.2004;
OUTRAS MÚSICAS, o jazz em Lp
''TAKE THE A TRAIN'' - DUKE ELLINGTON, Astan Music, 1984;Na capa do Lp encontra-se afixada na origem, uma etiqueta -a cor vermelha- com o seguinte dizer: ''IMPORTED''. Outros tempos!

24 de janeiro de 2009

PORQUE HOJE É (NOITE DE) SÁBADO!


Em Portugal existe (sempre) um Campeão de pré-época. Depois também se deseja que seja Campeão de Inverno...E alguma imprensa desportiva empurra para isso. Fatalmente o Campeão da 1ª. volta é outro. Em Abril ou Maio voltamos a esta conversa!
(EX)CITAÇÕES
''Liga: Vitória em Braga consagra FC Porto "campeão" da primeira volta
Um golo de Rodríguez, aos 20 minutos do encontro, e outro de Lisandro, 11 minutos depois, deram a vitória (0-2) à formação de Jesualdo Ferreira, este sábado, na deslocação ao reduto do Sporting de Braga, em jogo da 15.ª e última jornada da primeira volta. Com os empates do Benfica e do Sporting, os "dragões" voltam a assumir a liderança da Liga, sagrando-se a equipa mais regular da primeira metade do campeonato.''

O FREEPORT

Honoré Daumier
(EX)CITAÇÕES
''Diário de Notícias, Público e Correio da Manhã fazem manchete com o assunto e apenas o Jornal de Notícias opta por uma chamada de primeira página mais discreta, com referência ao comunicado de sexta-feira à noite de Sócrates. O Correio da Manhã revela pormenores de uma reunião realizada a 18 de Novembro, em Haia, entre as autoridades judiciais inglesas e portuguesas, na qual os britânicos pediram a Portugal uma investigação formal ao primeiro-ministro, no âmbito do caso Freeport. Esta investigação poderia implicar escutas telefónicas e buscas residênciais e mereceu reserva por parte dos portugueses. Os representantes nacionais terão decidido que o mais longe que a investigação poderia ir era na tentativa de apurar a existência de financiamentos ilegais ao Partido Socialista. O Diário de Notícias centra o seu noticiário nas contradições entre o que José Sócrates e o seu tio disseram. Sócrates disse em 2005 ser totalmente alheio ao processo, e agora o seu familiar Júlio Monteiro veio confirmar ter servido de intermediário para um encontro com um empresário que estava ligado ao Freeport.
Quanto ao Público, opta por afirmar que este caso põe o primeiro-ministro em xeque.''

PORTUGUÊS SUAVE



(EX)CITAÇÕES

IRA

Não é ódio mas uma sensação
De dentro toda e negra que me alcança
Quando transformo as rosas num vulcão
Abertas em caprichos de vingança.

''O CANTO DA HORA PERFEITA'' - Augusto do Souto Barreiros, Município da Golegã, 2008.
VERDADES
''Santarém assinala, a partir de hoje e até dia 24, os 90 anos da Revolta de Santarém, do Golpe de Monsanto e da Monarquia do Norte, sublinhando o papel do monárquico Júlio da Costa Pinto, escalabitano de adopção, nestes movimentos.
As comemorações iniciam-se com a inauguração de duas exposições evocativas do homem, do político e do irmão da Santa Casa da Misericórdia, seguindo-se um debate sobre "O conceito da monarquia em Portugal".

UM LIVRO
''D. MANUEL II O REI PATRIOTA'' - Eurico Carlos Esteves Lage Cardoso, Edição do Autor. Lisboa, 2003;
OUTRAS MÚSICAS, os blues em Cd
''MUDDY WATERS'' 5 cd box, Movieplay S.A.1992;
http://www.youtube.com/watch?v=uO4A6xx65WU

22 de janeiro de 2009

OUTROS OLHARES

Andreas Schelfhout - '' Paysage d' Hiver au Moulin ''
(EX)CITAÇÕES
''Nem sempre escrevo o que quero; nem sempre escrevo quando quero; e nem sempre quero escrever no blog. Debater sobre a blogosfera é capaz de ser uma coisa muito fragmentária se não se tem uma agenda, um plano & objectivos para o quinquénio. De modo que vou escrevendo; quando posso, quando tenho tempo, quando -- mesmo não tendo tempo -- invento tempo para não perder o blog. Já tive mais tempo disponível. Tenho menos. Tenho menos tempo e mais idade.''
VERDADES
''Coisas Boas de Portugal
No meio destes tempos em que a tristeza teima em superar a habitual melancolia, é ainda mais agradável ser surpreendido. Apesar de o conhecer de nome, só recentemente ouvi a música de António Zambujo. (...) A música sempre teve o poder de nos reconciliar com o mundo.''
UM LIVRO
''A BOA VIDA segundo Hemingway'' - A.E.Hotchner, Casa da Letras, 2008;
OUTRAS MÚSICAS, o jazz em Lp
''LOVER MAN'' - COLEMAN HAWKINS, Esoldun, 1987;

20 de janeiro de 2009

MR. KING, VALEU A PENA!


A história da democracia nunca mais voltará a ser a mesma. Creio que os Estados Unidos, apesar de todas as suas contradições deram uma lição ao Mundo. Afinal a marcha de Martin Luther King ainda não havia terminado. Estas linhas são de alguém que também não acredita em milagres terrenos. Não gosto da política pela dicotomia vencedores/derrotados, recorda-me que também existem os traídos. Sobra pouco para a amizade. A festa da democracia e de uma mudança desejada, finda agora num País. A partir de agora a realidade do Presidente Obama será outra. Tomar decisões. Desejo que o sonho permaneça!
(EX)CITAÇÕES
''Para Obama, hoje é o último dia do estado de graça. A partir de amanhã ser-lhe-á exigido mais o impossível que o possível, muito por causa da sua motivadora campanha. O próprio tem procurado nas últimas horas baixar a fasquia da "audácia da esperança", mas as pessoas não querem saber disso, apenas querem que as suas palavras correspondam aos actos.Esperemos que seja bem sucedido, caso contrário poderemos dentro de uns anos considerar estes dias de profunda crise como um paraíso.''
UM LIVRO
''O turno do escriba'' - Graciela Montes/Ema Wolf, Campo das Letras, 2008.
OUTRAS MÚSICAS, o Jazz em LP
''LIVING IN THE CREST OF A WAVE'' - Bill Evans, Elektra Ayslum Records, 1984;
''MEDITATIONS'' - John Coltrane, Mca Records, 1966;

19 de janeiro de 2009

OUTROS OLHARES

''Maternity Doll'' by Betty Lies


(EX)CITAÇÕES
'' Eu, por exemplo, fiz algumas contas e verifiquei que os dinheiros do Estado ainda representam alguma coisa para o empresário Joe Berardo.''
VERDADES
''A poucas semanas de completar 50 anos, Tereza Coelho morreu hoje. Um perfil breve, mas justo, da sua pessoa, pode (e deve) ser lido no blogue da Isabel Coutinho. Não me lembro de uma presença tão forte como a dela no jornalismo literário português. Tereza Coelho nasceu em Moçambique, mas vivia em Portugal desde 1973.'' Fonte:http://daliteratura.blogspot.com/
UM LIVRO
'' ESTRANHA MALDIÇÃO '' - Dashiell Hammett, Colecção Vampiro, Livros do Brasil Ldª.1ª edição.
OUTRAS MÚSICAS, os Blues em LP
''DRINKIN' TNT 'N' SMOKIN' DYNAMITE'' - Buddy Guy & Junior Wells with Bill Wyman, Pinetop Perkins, Terry Taylor & Dallas Taylor. Sonet Records & Publishing Ltd, 1984.

17 de janeiro de 2009

ENCORES (DO) FADO


Existem lugares certos para ouvir música. São lugares onde as sonoridades chamam a poesia, onde as vozes tocam os bons deuses. Por certo que a Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Novo é um desses lugares.
Gravado ao vivo, ''ENCORES FADO'' marca o encontro da excelente voz de Margarida Guerreiro, com a guitarra portuguesa e os arranjos de Custódio Castelo. Somam-lhe a guitarra clássica de Carlos Garcia, e o contrabaixo de Carlos Menezes.
Os poetas chamados ao ''ENCORES FADO'' são Fernando Pessoa, Pedro Abrunhosa, Pedro Homem de Melo, Cecília Meireles, Jorge Fernando, Amália Rodrigues, Arlindo de Carvalho, Hernâni Correia, José Luís Gordo, Mário Raínho, David Mourão Ferreira e Alberto Janes.
Confesso que neste particular encontro me surpreenderam não só os excelentes arranjos, mas também a voz de Margarida Guerreiro. Vou pedir-lhe mais um ''encore'' !
(EX)CITAÇÕES
''Foi um burburinho incessante por causa das declarações de D. José Policarpo e do seu pequeno reparo sobre casamentos mistos. Acontece que o cardeal (injustamente acusado de 'intolerante') tem razão – no que a imprensa citou, e que foi muito além da questão do casamento, e no que causou o burburinho.''
VERDADES
''Ouvi, há minutos, na CNN, a proposta do Manchester City, por Káká, jogador do Milan: cerca de 130 milhões de euros. Pelos vistos, há gente que ainda não aprendeu com o que se está a passar.''
UM LIVRO
''CHAMPOLLION O EGÍPCIO'' - Christian Jacq, Bertrand Editora, 1999.
OUTRAS MÚSICAS, o Jazz em LP
''BLACK SOUL'' - Nina Simone, RCA Internacional, 1977.

16 de janeiro de 2009

OUTROS LUGARES


Cemitério de Père-Lachaise, Paris.
Um local de heterogeneidades

Samuel Hahnemann (1755-1843), médico fundador da homeopatia;
Honoré de Balzac (1799–1850), escritor;
Georges Bizet (1838–1875), compositor;
Maria Callas (1923–1977), cantora de ópera;
Marcel Camus (1912–1982), realizador de cinema;
Jacques-Joseph Champollion (1778–1867), arqueólogo francês;
Jean-François Champollion (1790–1832), egiptólogo francês;
Luigi Cherubini (1760–1842), compositor;
Frédéric Chopin (1810–1849), compositor;
Auguste Comte (1798–1857), filósofo;
Eugène Delacroix (1798–1863), pintor;
Molière (1622–1673), dramaturgo;
Yves Montand (1921–1991), actor;
Amadeo Modigliani (1884–1920), pintor e escultor, junto com Jeanne Hébuterne;
Jim Morrison (1943–1971), cantor dos Doors;
Édith Piaf (1915–1963), cantora;
Marcel Proust (1871–1922), escritor;
Gioacchino Rossini (1792–1868), compositor de óperas;
Simone Signoret (1921–1985), actriz francesa;
Oscar Wilde (1854–1900), escritor e dramaturgo irlandês;
Isadora Duncan (1878–1927), bailarina americana;


(EX)CITAÇÕES:
'Não ser possível, como por esta terra cada vez mais atrasada e deprimente, que o ego de arquitectos moderninhos se imponha com obras de ruptura ao património histórico. Isto também a propósito da notícia de que alguns monumentos portugueses património mundial poderiam perder a classificação da UNESCO.'


OUTRAS MÚSICAS - o Jazz (ainda) em LP.
'OBSESSION', Gato Barbieri. Charly Records Int.-1985;
'MOVIES TOO', Franco Ambrosetti. Enja Records, 1988;

14 de janeiro de 2009

OUTROS LUGARES



IRLANDA





(EX)CITAÇÕES:

'Um Amigo diferente.
Faleceu o José Manuel Rodrigues da Silva.Como ele me escreveu na dedicatória da sua fabulosa Memória- Prova de Vida- editada em 20 exemplares por José Carlos Alfaro-«Um Amigo diferente.»De facto. Conhecemos-nos na crise estudantil de 1962. No dia 24 de Março o Rodrigues da Silva não foi para os cafés:« Nem para os cafés nem para lado nenhum.Fiquei.Ali, frente à Polícia de Choque.Como tantos, como cada vez mais à medida que os minutos iam passando. E esse gesto, puramente instintivo, daí a nada colectivo, é que ditaria tudo o resto» (p 186).E «tudo o resto» foi a vida de um honrado Homem, activo e dedicado dirigente estudantil na época em que muitos faziam o seu curriculum, miliciano contrafeito na guerra colonial em Moçambique, impedido de ensinar na metrópole pela PIDE, jornalista do Diário Popular onde o 25 de Abril o encontrou revoltado e radical. Eu devo ter sido um dos raros«reformistas» de quem não se afastou na altura.Escrevia-me bilhetes postais por isto e por aquilo, até bem recentemente. Sempre o vi autêntico, impressionado pela luz de outra sociedade. Vi-o pela última vez quinta-feira no hospital de Santa Maria. Disse-me :« Já não saio daqui». Saí e fui homenageá-lo dando uma volta vivencial pela Cidade Universitária dos nossos vinte anos.'




UM LIVRO:

' CRIME...COM ELAS! ' - Mickey Spillane. Colecção Vampiro, Edição «Livros do Brasil», Maio de 1999;


OUTRAS MÚSICAS, coisas raras em LP.

'THE ENTERTAINER', Scott Joplin - Classic Jazz Masters, 1983;



13 de janeiro de 2009

OUTROS ASSUNTOS


OUTRAS MÚSICAS, o Jazz em LP.
'LIVE AT THE AMESTERDAM PARADISCO' Vol.II, Dexter Gordon, Charly Records Internacional, 1985;

12 de janeiro de 2009

OUTROS OLHARES

'CIRANDAR' por Jorge Sistelo

(EX)CITAÇÕES:

'PREGUIÇA'

Nem um gesto suspenso no meu braço.

Nem vontade do mar para partir.

O passo que não dei nega outro passo.

O acto de acordar faz-me dormir.

Augusto do Souto Barreiros, in O CANTO DA HORA PERFEITA, Municipio da Golegã, 2008.

UM LIVRO

'OS GRÃO-CAPITÃES' (CONTOS), Obras de Jorge de Sena, Edições 70,1978.

OUTRAS MÚSICAS, JAZZ em LP

'The Legendary Profile', The Modern Jazz Quartet, Atlantic Recording Corporation, 1972.


10 de janeiro de 2009

PORTUGUÊS SUAVE




(EX)CITAÇÕES:

'Sou um conservador, um botânico e um velho. Até como botânico sou conservador, reservando sempre o mesmo espaço para as begónias – que me lembram Júlio Diniz e Uma Família Inglesa – e o mesmo enlevo para os hibiscos. A velha casa de Moledo, onde a família passa os domingos e, episodicamente, os finais de semana, não acolhe memórias de um século; alberga apenas a poeira de oitenta e quatro anos assinalados, religiosamente, em Dezembro de cada ano e anunciados à família como um avanço na conservação da espécie.'
'Dobrei já aquilo que se chama a idade do século. O mundo não tem para mim, hoje, passados oitenta e quatro anos, menos segredos do que quando o senhor general Craveiro Lopes foi apeado da Presidência. Há quem pense que a idade é uma vantagem.Seguramente não é. Com o tempo vamos ficando maduros e tranquilos; mas com a idade vamos apenas reparando nos defeitos dos outros e quase nunca nos nossos. Reparo que os meus sobrinhos espremem a pasta dentrífica pelo meio e não pela base. Dou-me conta das mudanças de estação quando os pinhais de Moledo mudam de cor. A velocidade das coisas não me interessa, há muito que me conformei com a sua passagem e a ideia, vulgar e triste, de que há coisas novas para experimentar. Sou um consevador, um botânico e um velho.'
Fonte: Os males da Existência, Crónicas de um reaccionário minhoto. António Sousa Homem, Bertrand Editora, 2008.
UM LIVRO
'A AMANTE FATAL' - Rui Araújo, Oficina do Livro, Junho de 2005;
OUTRAS MÚSICAS
'diário' - Mafalda Arnauth, 2005 Universal Music Portugal,SA;

8 de janeiro de 2009

O TROVADOR INTEMPORAL




O novo ano começa com um grande concerto! Na próxima sexta-feira, PACO IBAÑEZ atua em Lisboa, na Culturgest. Talvez seja o mais expressivo trovador em actividade, na generosa poesia latino-americana. Desta vez a visita será para apresentar o duplo álbum 'Paco Ibañez canta a los poetas andaluces'. De novo iremos ouvir a poesia de Luis de Góngora, Federico García Lorca, Rafael Alberti e Luis Cernuda. Outras vozes farão também parte do cardápio poético andaluz. De outros tempos ficaram as impressões de um enorme e belo concerto no Teatro Monumental. Lisboa era mais triste sem dúvida, mas recebia já os grandes trovadores.



VERDADES:
'Yo no había nacido cuando en abril de 1961 se declaró el carácter socialista del proceso cubano. “Esta es la revolución socialista de los humildes, por los humildes y para los humildes…” anunció Fidel Castro cerca de las premonitorias puertas del cementerio de Colón. Muchos que lo escucharon, jubilosos y optimistas, suponían que el primer propósito revolucionario sería que dejara de haber gente humilde. Con esa ilusión, salieron a defender un futuro sin pobreza.
Al observar a los actuales destinatarios de lo anunciado hace casi cincuenta años, me pregunto cuándo la prosperidad dejará de verse como contrarrevolucionaria. ¿Querer vivir en una casa a la que el viento no logre arrancarle el techo dejará de ser -algún día- una debilidad pequeño burguesa? Todas las carencias materiales que percibo cuestionan el sentido de este colosal vuelco en la historia del país, sólo para que dejara de haber ricos, al precio de que hubiera tantos pobres.
Si al menos fuéramos más libres. Si todas esas necesidades materiales no se plasmaran también en una larga cadena que hace a cada ciudadano un siervo del Estado. Si la condición de humildes fuera una elección voluntariamente asumida y especialmente practicada por quienes nos gobiernan. Pero no. La renovada exaltación de la humildad lanzada por Raúl Castro este primero de enero nos confirma lo aprendido en décadas de crisis económica: que la pobreza es un camino que lleva a la obediencia.'




(EX)CITAÇÕES:

'Hedonismo,do Gr. hedoné, prazers. m., antigo sistema filosófico que considerava o prazer como único fim da vida.' Fonte:http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx



OUTRAS MÚSICAS, EM LP:

'YOUNG DJANGO', Sthephane Grapelli with Larry Coryell, Philip Catherine and Niels Pedersen, MPS Records, 1979;

'LIVE IN PARIS (1965)', Stuff Smith, Esoldun - INA, 1988;

6 de janeiro de 2009

OUTROS OLHARES



'Jarros' por Jorge Sistelo

(EX)CITAÇÕES:

'O Sr.Moreira não é perfeito: não fuma. Mas come 'sopas fortes'. De resto, como contou Ana Cristina Pereira (...) ' quase não anda, quase não ouve, quase não vê, quase não fala'. No entanto, na noite de sexta para sábado, chamou muitas vezes pela filha. Que queria ele? 'Quero uma saia' respondeu ele uma vez. E, doutra: 'Quero debulhar milho.' Tenho de reler Beckett. Se calhar não era tão bom como eu pensava.Fonte: Miguel Esteves Cardoso, Ainda Ontem. Público 5.1.09.

OUTRAS MÚSICAS, EM LP

'OUT OF THE BLUE', Didier Lockwood-Disques JMS,1995;

5 de janeiro de 2009

FUTEBOL: O LÍDER HABITUAL!



(EX)CITAÇÕES:
'Durou poucos dias a liderança do Benfica na Liga portuguesa. As "águias" sofreram hoje a sua primeira derrota no campeonato, frente ao Trofense, último classificado. A formação de Quique Flores perdeu por 2-0 e jogou cerca de meia hora com menos um jogador, devido à expulsão de Binya. O resultado coloca o FC Porto no primeiro lugar da tabela.'
VERDADES:
'Incomoda-me a imposição de um Chefe de Estado sem me pedirem opinião. A democracia tem destas coisas e eu habituei-me.'

'Fico muito contente por descobrir que o André Couto afinal é monárquico. Também me chateia que tenham morto um Chefe de Estado e o seu filho há cem anos, tenham imposto um regime republicano e tenham sempre negado, em noventa e nove anos de desgraça da república, um plesbícito popular sobre a questão do regime. Caro André, a democracia tem destas coisas e eu habituei-me.'
Fonte:http://camaradecomuns.blogs.sapo.pt/
UM LIVRO:
'CRÓNICAS', António José Saraiva. Quidnovi, 2004.
OUTRAS MÚSICAS:
'SPAIN AGAIN', Michel Camilo & Tomatito. 2006, Univ. Int. Music.

3 de janeiro de 2009

OUTROS OLHARES


JEAN-LUC CORNEC
MUSEU DE COMUNICAÇÕES, FRANKFURT
(EX)CITAÇÕES
'Sai uma pessoa de Portugal para passear tranquila, apreciar cidades antigas, deambular sossegado pelo meio de um país estrangeiro e, de repente, dá de caras com o senhor José Sócrates Pinto de Sousa em plena Piazza di San Marco em Veneza. O ano havia começado tão bem, distante das misérias do nosso país, até tudo ser lembrado pela presença do senhor primeiro-ministro. Logo tinha de escolher o mesmo destino para passar o ano. Ainda vacilei, entre um cínico e educado "bom ano para si e para os portugueses", um violento aperto de pescoço, uma boca brejeira e ofensiva, ou o silêncio. Fiquei pelo último, apenas por ser o que menos me incomodava e menos me estragava o início de ano.'
VERDADES
A complacência com a ditadura de Fidel na nossa comunicação social é generalizada e manifesta-se por absurdas afirmações sobre o apoio dos cubanos à "revolução". Sempre gostava de perceber como é que os jornalistas que escrevem estas enormidades "sabem" quem o povo cubano apoia, num país com presos políticos, sem liberdades, em que não há eleições, com milhões de exilados que votaram com os pés, e que, se se abrir a porta, terá muitos mais "eleitores" desse tipo. Mas eles "sabem"...Fonte:http://abrupto.blogspot.com/
UM LIVRO
'UM HEDONISTA NA ADEGA', JAY McINERNEY - Casa das Letras, Setembro 2008.
OUTRAS MÚSICAS
'Taking a Chance on Love', JANE MONHEIT-2004,SonyMusic. http://www.janemonheitmusic.com/

2 de janeiro de 2009

ATÉJAZZ, FREDDIE HUBBARD


Freddie Hubbard, o jazzista norte-americano ganhador do Grammy cujo estilo influenciou toda uma geração de trompetistas e que colaborou com artistas como Ornette Coleman, John Coltrane e Sonny Rollins, morreu nesta segunda-feira (29), um mês após sofrer um ataque cardíaco. Ele tinha 70 anos de idade. Segundo seu empresário, o também trompetista David Weiss, do New Jazz Composers Octet, Hubbard morreu no Sherman Oaks Hospital. Ele havia sido hospitalizado após um ataque cardíaco no dia 26 de novembro Figura importante nos círculos de jazz, Hubbard tocou em centenas de discos, numa carreira que começou em 1958, ano em que chegou em Nova York, vindo de sua cidade natal Indianápolis, onde ele estudou no Arthur Jordan Conservatory of Music e com a Sinfônica de Indianápolis. Logo ele começou a andar com lendas do jazz como Thelonious Monk, Miles Davis, Cannonball Adderley e Coltrane. “Conheci Trane (apelido de John Coltrane) numa jam session na casa de Count Basie, no Harlem, em 1958”, contou Hubbard à revista especializada “Down Beat” em 1995. “Ele disse: ‘Por que você não chega mais e vamos tentar ensaiar um pouco’. Eu quase fiquei louco. Imagine, um garoto de 20 anos de idade tocando com John Coltrane. Ele me ajudou muito, e trabalhamos bastante juntos”.
Influente
Nos seus primeiros trabalhos, que incluem os álbuns “Open Sesame” e “Goin’ up”, lançados pelo selo Blue Note, a influência de Davis e outros no trabalho de Hubbard é obvia, disse Weiss. Bem em um par de anos ele desenvolveria um trabalho único, que influenciaria uma geração de músicos, incluindo Wynton Marsalis. “Ele influenciou todos os trompetistas que vieram depois dele”, disse Marsalis. “Certamente eu ouvi muito do seu trabalho... Todos nós o ouvíamos. Ele tem esse som alto, e um grande senso de ritmo e tempo e a grande marca do seu estilo é uma exuberância. Sua técnica é exuberante”. Hubbard tocou em mais de 300 discos, incluindo seus próprios álbuns e em bandas de apoio de outros artistas. Ele ganhou um Grammy em 1972 como melhor performance de jazz em grupo, pelo disco “First light”. Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL938996-7085,00.html
REGISTOS DE FREDDIE HUBBARD

1960- Open Sesame (Blue Note) -
1961 - Goin’ Up (Blue Note) -
1961 - Hub Cap (Blue Note) -
1961 - Minor Mishap (Black Lion) -
1962 - Hub-Tones (Blue Note) (com Jimmy Spaulding) -
1962 - The Artistry of Freddie Hubbard (Impulse) -
1963 - The Body And The Soul (Impulse) -
1964 - Breaking Point (Blue Note)-
1965 - The Night Of The Cookers (Blue Note) -
1966 - Backlash (Atlantic) -
1970 - Red Clay (CTI) (com Herbie Hancock, Joe Henderson) -
1970 - Straight Life (CTI) -
1971 - First Light (CTI) (com Ron Carter, George Benson, Airto Moreira, Jack DeJohnette, Hubert Laws) -
1971 - Sing Me a Song of Songmy (Rhino/Wea UK) -
1972 - Sky Dive (CTI) -
1973 - In Concert; Keep Your Soul Together (CTI) -
1978 - Super Blue (Columbia) -
1981 - Outpost (enja) -
1981 - Keystone Bop: Sunday Night / Friday And Saturday (Prestige) -
1985 - The Freddie Hubbard / Woody Shaw Sessions (Blue Note) -
1988 - Feel The Wind (Timeless) -
1989 - Topsy (Enja) -
1990 - Bolivia/Limelight (Limelight) -
1991 - Live In Warzaw 1991 (Jazzmen) -
1991 - Live At Fat Tuesdays (Limelight) -
2001 - New Colors (Hip Bop) -
2008 - On the Real Side (Times Square)

Enquanto músico convidado

Ornette Coleman Free Jazz 1960-
Tina Brooks True Blue 1960-
Dexter Gordon Doin Alright 1961-
Art Blakey: Mosaic 1961-
Eric Dolphy Outward bound 1960-
Eric Dolphy Out to lunch 1964 -
Herbie Hancock Takin off, Bluenote 1962 (álbum debut de Hancock) -
Herbie Hancock Empyrean Isles 1964 -
Herbie Hancock Maiden Voyage 1965 -
Bobby Hutcherson: Dialogue 1965 -
John Coltrane Africa/Brass 1961, Ascension 1965 -
Oliver Nelson Blues and the abstract truth 1961 -
com Wayne Shorter, Herbie Hancock, Tony Williams, Ron Carter V.S.O.P, 1977.
FREDDIE HUBBARD, em quatro escolhas.
LIVE AT FAT TUESDAY'S, 1992;
BREAKING POINT,1964;
KEYSTONE BOP:VOL2, 1996;
TOPSY-STANDARD BOOK-, 1992;
(EX)CITAÇÕES:
'O PCP está bem e recomenda-se. A política identitária de Jerónimo de Sousa deu ao partido uma nova alma e mobilização. Não chegará para crescer muito, mas chega para travar a decadência e mostrar, principalmente através dos sindicatos, que é muito mais uma realidade social e política a contar em períodos de crise, do que um BE na moda, mas socialmente confinado à burguesia chique radical.' Fonte:http://abrupto.blogspot.com/