31 de dezembro de 2009

BILHETE POSTAL

Via S. Paulo/Brasil chegam-me os votos de Suzete Krupenski. Qualquer semelhança com «outras latitudes» é apenas circunstancial.

FAÇO VOTOS QUE EM 2010 ACONTEÇA UM MILAGRE: QUE NOSSOS GOVERNANTES CRIEM VERGONHA NA CARA E REFLITAM SOBRE TODA ROUBALHEIRA QUE A MUITOSSSSSSSSSSS ANOS VEM ACONTEÇENDO!!! SALVE O POVO BRASILEIRO, QUE EM 2010 OUSEM E NÃO TORNEM-SE ACOMODADOS!!
Fonte:http://cafehistoria.ning.com

30 de dezembro de 2009

COISAS DE SEMPRE

"Joe começou a tocar guitarra aos 9 anos de idade e já aos 14 tocava em conjuntos profissionais quando ainda estava no colégio, entre outros com a banda de Tony Pastor. Tocou com Charlie Barnet em 1947 e depois foi prestar o serviço militar.
Após ser dispensado, passou os anos 50 às voltas com um vício em drogas, tendo inclusive passado algum tempo na prisão por causa disso.
Em 1962, livre das drogas, graças a um trabalho reabilitação na Synanon Foundation, retornou para o mundo da música ( ou melhor, ingressou, uma vez que até então era quase um desconhecido).
Tocou com
Gerald Wilson, Les McCann, George Shearing, Benny Goodman, Ella Fitzgerald, Count Basie, Duke Ellington e Dizzy Gillespie."
Fonte:Wikipédia.

29 de dezembro de 2009

OUTROS OLHARES

Eagle Head, Manchester, Massachusetts (High Tide) 1870 - Winslow Homer

28 de dezembro de 2009

"RÉU DA REPÚBLICA"

"Há vários anos que se planeava uma biografia do notável missionário e destemido Bispo do Porto. Sai agora, a duas mãos, enriquecida com factos e leituras dessas duas dimensões de uma vida integralmente pautada pelo serviço do evangelho.Os anteriores intentos de relatos biográficos foram recolhendo materiais, que no final desta obra se elencam, mas não havia ainda uma visão abrangente da vida do já servo de Deus D. António Barroso. A introdução do processo de beatificação e canonização em 1992 veio despertar o interesse pela sua figura, que para muitos nunca deixou de estar vivo. A acção incansável do Dr. José Ferreira Gomes impulsionou muitas iniciativas e galvanizou muitas vontades. Muito ansiou por uma obra do género da agora publicada.Como missionário e missiólogo, António Barroso situa-se entre os mais notáveis da história portuguesa, seja nas primeiras e determinantes aventuras do Congo (1880), seja como incansável Prelado de Moçambique, seja como resistente construtor da comunhão em Meliapor (Índia). Com toda esta experiência evangelizadora de autêntico herói da Pátria, que muito amava, é escolhido para Bispo do Porto (1899). A bondade fraternal e a firmeza militante da sua condução pastoral conquistaram os portuenses. Quando se vê na necessidade de enfrentar o prepotente Afonso Costa, como ditador e perseguidor da Igreja, mostra a nobreza de carácter e a dignidade ponderada. A corajosa frontalidade não se situa na recusa do novo regime republicano, aliás acolhido como legítima autoridade. A mover a reacção plena de dignidade do Bispo do Porto estão critérios de injustiça praticada para com a Igreja. Combate pela liberdade religiosa, com a grandeza de coração norteadora das suas atitudes solícitas pelo bem das comunidades."
Fonte:Alêtheia Editores.

27 de dezembro de 2009

26 de dezembro de 2009

PORTUGUÊS SUAVE


(EX)CITAÇÕES
"Não discutirei os argumentos (que respeito) do bispo de Viseu para quem a aprovação do casamento gay é “um atentado à família”. Mas gostaria de lembrar que os horários de trabalho desumanos são um atentado à família. As políticas fiscais agressivas são um atentado à família. A falta de qualidade no ensino, a programação televisiva alarve, a publicidade dirigida às crianças, o desemprego, a deficiente arquitetura e qualidade de construção das cidades – são um atentado à família. Como é um atentado à família a falta de árvores e de jardins nas cidades. A falta de atenção aos velhos – na doença e no sofrimento – é outro atentado à família. Ao pé disto, o casamento gay (ou o que for), é uma minudência. Pode levantar problemas morais ao bispo de Viseu, mas é quase nada." Fonte: http://fjv-cronicas.blogspot.com/

24 de dezembro de 2009

UM NATAL DIFERENTE

"E de repente o silêncio é quebrado. Das trincheiras alemãs, ouve-se alguém cantando. Os companheiros fazem coro e logo há dezenas, talvez centenas de vozes no escuro. Cantam “Stille Nacht, Heilige Nacht”. Atônitos, os britânicos escutam a melodia sem compreender o que diz a letra. Mas nem precisam: mesmo quem jamais a tivesse escutado descobriria que a música fala de paz. Em inglês, ela é conhecida como “Silent Night”; em português, foi batizada de “Noite Feliz”. Quando a música acaba, o silêncio retorna. Por pouco tempo.“Good, old Fritz!”, gritam os britânicos. Os “Fritz” respondem com “Merry Christmas, Englishmen!”, seguido de palavras num inglês arrastado: “We not shoot, you not shoot!”(“Nós não atiramos, vocês também não”)."

No Natal de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial, soldados ingleses e alemães deixaram as trincheiras e fizeram uma trégua. Durante seis dias, eles enterraram seus mortos, trocaram presentes e jogaram futebol. (...)

Fonte:Bruno Leuzinger in Aventuras na História Noite feliz na terra de ninguém: Natal de 1914 - Aventuras na História


22 de dezembro de 2009

PORTUGUÊS HORRIBILIS

"MASTRO – O disparate da semana é o mastro de cem metros de altura que a Câmara Municipal de Paredes quer construir, com um custo estimado de um milhão de euros, para pôr a ondular uma bandeira nacional, numa iniciativa comemorativa do centenário desta muito pouco útil República."
Fonte:A Esquina do Rio, http://aesquinadorio.blogs.sapo.pt/

21 de dezembro de 2009

20 de dezembro de 2009

COISAS DE DOMINGO

"Mais conhecido por uma escandalosa tradução das Mil e uma noites e por ter sido um dos primeiros europeus a penetrar no coração da África em busca das nascentes do Nilo, o capitão inglês sir Richard Francis Burton é um dos personagens mais fascinantes do século XIX. Nascido em 1821 e morto em 1890, viveu em um período crucial da história, no auge do avanço imperialista das potências européias. Erudito e cientista, soldado e agente secreto, explorador e aventureiro, tradutor e escritor - poucos homens tiveram uma existência tão variada e rica quanto a de Burton. Ele falava 29 línguas, além de inúmeros dialetos, e possuía tal capacidade de mimetismo que, quando necessário, passava por nativo de diversas regiões do Oriente - por afegão, ao fazer a peregrinação a Meca; por peão cigano, entre os trabalhadores dos canais do rio Indo; por mascate e por dervixe, quando explorou como agente secreto as regiões mais inóspitas de Sind, do Baluchistão e do Pundjab. Burton, contudo, não foi apenas um homem de ação. Escreveu mais de três dezenas de livros e, além das Mil e uma noites, também verteu para o inglês, entre outros, dois clássicos do erotismo indiano, o Kama Sutra e o Ananga Ranga, bem como Os lusíadas e a lírica de Camões.O escritor Edward Rice, ao longo de dezoito anos, refez a maior parte da empolgante trajetória do capitão Burton, realizando uma minuciosa pesquisa que faz desta biografia a obra definitiva sobre a vida de um homem absolutamente excepcional."
Fonte:Companhia das letras, http://www.companhiadasletras.com.br/

19 de dezembro de 2009

18 de dezembro de 2009

ÚNICO

Neste Natal trago para os festejos Tom Waits. Pego nos Lp´s e Cd´s e farei algumas escolhas. Gosto particularmente de "One From The Heart" com a Crystal Gayle, e de "nighthawks at the diner" . Lembram-me as histórias de Dashiell Hammett ou Raymond Chandler. Humanos como aves de rapina, - ainda que no solo - mas isso são outras histórias. Nestes próximos dias, oiço as sonoridades de uma personagem única. Tom Waits. Notas de viagem:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Waits

17 de dezembro de 2009

EM PORTUGUÊS (MUITO) SUAVE


PORTUGUÊS SUAVE


(EX)CITAÇÕES
"Na Holanda uma pessoa para contar na sociedade tem de ler e ter uma estante com livros." J. Rentes de Carvalho, escritor luso-holandês, ontem no CM." Fonte: http://fjv-cronicas.blogspot.com/
OUTRAS CONVERSAS
"Este período – o do Natal – elege a infância como um dos seus temas. As recordações e a alegria da infância. E até o nascimento da infância, propriamente dita, que nem é uma coisa tão antiga como isso. Quem contribuiu decisivamente para que a infância tivesse um destino e um sentido, além de um estatuto, foram os irmãos Grimm. O mais novo deles, Wilhelm, morreu há 150 anos, que deviam ser assinalados hoje. Os contos de Grimm foram decisivos para alimentar a imaginação. Muitos psicólogos e pedagogos acham que os seus contos têm bruxas e monstros a mais – e algumas das suas histórias foram banidas em nome da proteção das criancinhas, que ficam traumatizadas por tudo e por nada, ou porque “os valores mudaram”. Mudaram. Mas a verdade é que nem todas as mudanças são boas." Fonte:http://fjv-cronicas.blogspot.com/
UM LIVRO
"O RETRATO" - Nicolau Gogol - o livro de bolso, clássico - Portugália Editora. Notas de viagem: Incluo na "categoria" das minhas preciosidades. O livro tem uma capa belíssima de Octávio Clérigo.
OUTRAS MÚSICAS
"MULE VARIATIONS" - Tom waits - Anti. Inc.1999.

15 de dezembro de 2009

"BLACK NIGHT"


Os Deep Purple foram uma das minhas bandas de culto. Um super grupo que cruzou o tempo e deixou marcas: Rock progressivo, Blues rock e até música clássica . Os "Long Play" eram ouvidos até à exaustão. O projecto "Blackmore's Nigth" é um misto de tudo isso. Recorda-me muito da minha juventude.

"O LEITOR COMPLETO"

Sou leitor confesso de Francisco José Viegas. Do distante, "UM CÉU DEMASIADO AZUL" passando por "LOURENÇO MARQUES", "LONGE DE MANAUS" e recentemente, "O MAR EM CASABLANCA" são histórias com as quais me identifico, cruzando prazeres, logo boas memórias. Gosto particularmente daquela personagem (sofrida) de nome, Jaime Ramos. Como ele também em determinada altura do ano faço festejos, e pego num «puro». Costuma ser pelas broas que acompanham um vinho do Porto Vintage, mas essas são ainda outras histórias. Fonte:http://mundopessoa.blogs.sapo.pt/.Notas de viagem: Gosto particularmente dos blogues:A Origem das Espécies; António Sousa Homem ; Crónicas de Francisco José Viegas;

13 de dezembro de 2009

COISAS DE DOMINGO


Michael Brecker (Filadélfia, 29 de Março de 1949 - 13 de Janeiro de 2007) foi provavelmente o mais respeitado e imitado saxofonista de jazz da era pós-Coltrane. Até 2005 ganhou onze Grammys como músico e compositor, e postumamente ainda recebeu o prêmio mais quatro vezes, totalizando quinze Grammy Awards na carreira. Fonte:wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Brecker

12 de dezembro de 2009

LIVROS E CINEMA

Leio actualmente "O FANTASMA DE HARLOT" do escritor americano, Norman Mailer (http://pt.wikipedia.org/wiki/Norman_Mailer) . É o cruzar da história da CIA na vida pessoal de um dos seus agentes. Ontem lembrei-me do filme, "O BOM PASTOR". Outro monumento de como contar uma história. O tema é o mesmo. A CIA, antes e depois do pós-guerra, mas sobretudo as paranóias individuais e colectivas. A (re)ver sempre.

11 de dezembro de 2009

NOVELAS NEGRAS


OS 25 "POLICIAIS" MAIS LIDOS EM ESPANHA:

1. El baile ha terminado / Julián Ibáñez (Roca); 2. La reina en el palacio de las corrientes de aire / Stieg Larsson (Destino); 3. Sé que mi padre decía / Willy Uribe (El Andén); 4. Violetas de marzo / Philip Kerr (RBA); 5. La mirada del observador / Marc Behm (RBA); 6. La chica que soñaba con una cerilla y un bidón de gasolina / Stieg Larsson (Destino); 7. Los hombres que no amaban a las mujeres / Stieg Larsson (Destino); 8. Una novela de barrio / Francisco González Ledesma (RBA); 9. Els homes que no estimaven les dones / Stieg Larsson (Columna); 10. Cuerpo a cuerpo / Eugenio Fuentes (Tusquets); 11. La apelación / John Grisham (Plaza & Janés); 12. La muerte de Amalia Sacerdote / Andrea Camilleri (RBA); 13. El observatorio / Michael Connelly (Roca); 14. Asesinos sin rostro / Henning Mankell (Tusquets); 15. El inocente / Michael Connelly (Ed. B); 16. La chica de sus sueños / Donna Leon (Seix Barral); 17. El documento Saldaña / Pedro de Paz (Planeta); 18. Casi muerto / Peter James (Roca); 19. La reina al palau dels corrents d’aire (Columna); 20. El hombre que se esfumó / Maj Sjwall y Per Wahlöo (RBA); 21. Entre la promesa del verano y el frío del invierno / Leif G.W. Persson (Paidós); 22. Lost Lake / Phillip Margolin (Ed. B); 23. La noia que somiava un llumí i un bidó de gasolina / Stieg Larsson (Columna); 24. Dos minutos / Robert Crais (Ed. B); 25. La mala mujer / Marc Pastor (RBA); Fonte: asociación brigada 21 - http://brigada21.com/

GUITARRISTAS


9 de dezembro de 2009

PORTUGUÊS SUAVE


(EX)CITAÇÕES

"Na minha biblioteca, os livros não versam a felicidade, que é um tema muito recente e uma descoberta útil para a literatura feminina dos últimos cem anos. Os grandes livros são, justamente, sobre a infelicidade – da poesia de Shakespeare aos romances russos, passando pelos folhetins que amoleceram a sensibilidade das burguesias do século passado, os finais felizes eram antecedidos de larguíssimos períodos de sofrimento."Fonte:António Sousa Homem in EM CERTOS ASPECTOS, http://antonio-sousa-homem.blogspot.com/

OUTRAS CONVERSAS

"Basta ler “Portugal Contemporâneo”, de Oliveira Martins, para perceber como esta intrujice é velha de dois ou mais séculos. Mentira, corrupção, falências e rabos de palha: é isto a política portuguesa no início do século. A linguagem é a mesma de há anos, empertigada, sonsa e vazia. Não é final de ano; é final de regime. A vida segue." Fonte:Crónicas de Francisco José Viegas, http://fjv-cronicas.blogspot.com/

UM LIVRO

"O ECO NEGRO" - Michael Connelly - Gótica, Lisboa, 2003.

OUTRAS MÚSICAS

"Ao VIVO NO FESTIVAL JAZZ DE GUIMARÃES" - Conrad Herwig+Trio de Bernardo Sassettti - Movieplay Portuguesa SA, 1994.

8 de dezembro de 2009

NOITE DE GALA EM MADRID

LEITURAS INTEMPORAIS

«Escrito literário em forma de nota crítica, vindo a lume na época que antecedeu o regicídio, este texto reflecte sobre a questão do eterno pessimismo nacional, apontando os vários factores que para ele contribuem, repudiando a ideia generalizada de que Portugal é intrinsecamente fatalista, que essa aparente degenerescência da alma lusitana é passageira e deixando sobretudo uma mensagem de esperança: "Há ainda alma para refazer todo um Portugal novo." O valor deste texto reside na sua contemporaneidade; volvidos 100 anos sobre a sua primeira publicação, os factos apontados prevalecem no Portugal de hoje.»

6 de dezembro de 2009

COISAS DE DOMINGO


"Anarquistas, Graças a Deus é o livro de estréia de Zélia Gattai, publicado em 1979. Nele a autora, filha de imigrantes italianos, traz reminiscências do país na primeira metade do século e histórias de sua infância.Pelo livro, Zélia Gattai recebeu o Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979."
Fonte:Wikipédia. Notas de viagem: Este livro foi uma autêntica "baforada" de ar fresco, na forma de contar (sem rancores) o ideal libertário.

4 de dezembro de 2009

CASCAIS JAZZ

De novo o encontro mítico. É uma autêntica prenda de Natal o regresso do Cascais Jazz. Marcou uma época, e fez escola. Breves palavras, para dizer que o Jazz e o legado de Luís Vilas-Boas, estão em boas mãos. Muitos de nós foram seus "alunos". Por mim direi sempre: Obrigado Professor.

2 de dezembro de 2009

1 de dezembro de 2009