30 de dezembro de 2013

Em português suave, e em final de ano



(EX)CITAÇÕES

"dez mil advogados devem 3,4 milhões de euros em quotas à Ordem dos Advogados." Fonte: Manuel Falcão, in A Esquina do Rio;

OUTRAS CONVERSAS

O aborrecimento de viver num país onde quase tudo é belo, com o profundo lamento de aturar políticos e um regime da treta.

LIVRO(S) - Uma leitura à séria de muitas em 2013.



MÚSICA(S) - uma escolha do ano que finda.

Colecções Policiárias



29 de dezembro de 2013

Coisas de domingo



"Embora o negócio esteja fraco para a detective privada Kinsey Millhone, esta mostra-se relutante quando Beverly Danziger lhe pede para localizar a sua irmã Elaine. Beverly alega que necessita da assinatura da irmã para poder receber uma pequena herança, mas para Kinsey, o caso cheira-lhe a esturro. E quanto mais ela investiga, mais se convence disso. Estará o desaparecimento de Elaine relacionado com o homicídio brutal de um dos seus parceiros de brídege? Quando os vizinhos de Elaine começam a ser atacados e um deles é assassinado, e o gato da vítima se evapora misteriosamente, Kinsey percebe que não está apenas a tentar encontrar uma mulher desaparecida, mas sim a lutar pela sua reputação… e pela própria vida." Fonte: Wook.

28 de dezembro de 2013

24 de dezembro de 2013

Lenda(s)

Mais uma, de muitas estrelas no Céu! Boa viagem, Maestro!
L

Natal policiário


23 de dezembro de 2013

Erle Stanley Gardner, Sucessor(es)


"Testemunhas garantem que viram um conhecido homem de negócios de Los Angeles matar a sua companheira à entrada de um restaurante de luxo. Pouco depois ele próprio será morto na sua casa de Hollywood Hills. A sua mulher é vista perto da cena do crime; a arma do crime também está próxima. Temendo ser acusada ela chama o mais conhecido advogado de defesa - Perry Mason.
Tal como nos livros originais de Perry Mason escritos pelo célebre autor Erle Stanley Garden, Thomas Chastain, sucessor autorizado pelos legatários daquele a continuar a famosa série, imprime um ritmo acelerado a mais um caso do famoso advogado, que, como sempre, leva o leitor de roldão até à apoteose da cena final do tribunal onde tudo se esclarece e desvenda." Fonte: Da apresentação do 512 da mítica Colecção Vampiro.

22 de dezembro de 2013

Coisas de domingo



"Tommy e Tuppence encontram-se por acaso numa rua de Londres. Tommy é discreto, Tuppence é exuberante. Juntos, formam o par perfeito para combater o crime. Pelo menos, é o que pensam quando se unem numa parceria a que chamam "Jovens Aventureiros Lda". Eles dizem-se "dispostos a tudo" mas quando os seus sonhos de aventura se realizam com muita rapidez e ainda mais perigo, serão obrigados a questionar os seus próprios limites… e não só. "O Inimigo Secreto" ("The Secret Adversary") foi originalmente publicado em 1922 na Grã-Bretanha, tendo sido editado no mesmo ano nos Estados Unidos. Foi adaptado para televisão em 1928 (a primeira adaptação de um romance da autora) e em 1983. Oferta Exclusiva Fnac.pt Na compra de “O Inimigo Secreto” de Agatha Christie, receba como Oferta Exclusiva Fnac.pt:“Morte na Aldeia” Oferta Exclusiva em artigos vendidos pela Fnac.pt (Oferta limitada ao stock existente - Válido para as primeiras encomendas pagas)" Fonte: FNAC.

20 de dezembro de 2013

Clássicos policiários


"Desempregados e com o desejo de viverem grandes aventuras, Tommy e Tuppence Beresford envolvem-se na procura por Jane Finn, uma rapariga desaparecida após o naufrágio de um navio de passageiros durante a primeira guerra mundial. A garota está na posse de um importante documento que, terminada a guerra, apresenta informações comprometedoras para a Inglaterra e os países aliados. Assim, não somente o governo, mas também um grupo de revolucionários quer ficar com a posse dos tais documentos, com o intuito de utilizar as informações numa importante greve geral que estão organizando. Raptos, perseguições, assassinatos, dessimulações fazem com que Tommy e Tuppence tenham toda a ação que desejavam neste primeiro caso que conseguem deslindar." Fonte: Livros Digitais; Nota: a soberba capa, uma vez mais de Cândido Costa Pinto, para o nº. 43 da mítica e "famigerada" Colecção Vampiro.

17 de dezembro de 2013

Clássicos policiários


«Uma viagem de barco, quando não há grandes tempestades, é sinónimo de um agradável cruzeiro. Mas não para Perry Mason. 
Sobretudo se um passageiro - Carl Newberry - desaparece nas águas profundas do oceano. Sobretudo, também, se, na véspera, Newberry contasse a Perry Mason o facto - estranho - de alguém ter substituído numa moldura o retrato de sua filha Belle por um rosto desconhecido. Aí temos Perry Mason e Della Street em acção. Quem perde é o criminoso.» Fonte: Apresentação do nº. 286 da "famigerada" Colecção Vampiro, OS MESTRES DA LITERATURA POLICIAL, Edição «Livros do Brasil» Lisboa.

16 de dezembro de 2013

Em português muito suave



(EX)CITAÇÕES

"A história dos estaleiros de Viana do Castelo tresanda por todos os lados." Fonte: Da Literatura.

OUTRAS CONVERSAS

"Entre 1973 e 1984 existiu um grupo, a Banda do Casaco, que marcou quase sempre o panorama musical de então com um equilíbrio inovador entre as influências da música tradicional portuguesa e a descoberta de sonoridades pop e contemporâneas e, sobretudo, a experimentação de palavras da língua portuguesa e a sua introdução invulgar na estrutura musical das canções, graças às letras de António Avelar de Pinho. A Banda do Casaco, percebe-se hoje ouvindo a sua obra, ajudou a que muito pouco tempo depois se voltasse a cantar em português e se conseguisse contar histórias musicais - que se fizessem canções, afinal. Pela Banda do Casaco passaram gerações de músicos de várias áreas desde os fundadores Antònio Pinho, Luis Linhares, Celso de Carvalho e Nuno Rodrigues, a Carlos Zíngaro, Carlos Barreto, António Emiliano, Moz Carrapa, José Eduardo, Ramon Galarza, Vitor Mamede, Rão Kyao, Tó Pinheiro da Silva ou Zé Nabo e vozes como Concha, Gabriiela Schaaf, Cândida Soares, Helena Afonso ou Né Ladeiras, por exemplo. Durante esses anos foram feitos sete LP’s de originais, os dois últimos já sem a participação de António Pinho. Este ano José Fortes, uma das referências da gravação sonora em Portugal, pegou no material que originalmente tinha gravado em fita e remasterizou-o digitalmente - e o resultado é muito bom. Do trabalho saíram duas edições distintas: duas caixas, que englobam os sete discos originais, um DVD de gravações ao vivo e um CD de inéditos diversos, profusamente acompanhado por livros que enquadram a edição e reconstituem a história da Banda do Casaco, e um CD compilação - “Bada do Casaco - 40 Anos de Som”, que agrupa 16 dos mais significativos temas da história do grupo. A caixa é um exclusivo FNAC e Companhia Nacional da Música, a compilação está à venda por todo o lado e com uma magnífica capa desenhada por Carlos Zíngaro e que aqui podem ver. É uma peça única para perceber como no final da década de 80, e a partir daí, a música portuguesa evoluíu." Fonte: Manuel Falcão, in a Esquina do Rio.

LIVRO(S)  uma história de Natal.



MÚSICA encontro com o "maior" entre os maiores.

15 de dezembro de 2013

Até sempre, Peter O´Toole


Policiário de época


Coisas de domingo



"Diogo Centeno é um professor universitário e investigador de excelência reconhecida internacionalmente. Diogo lidera uma equipa científica universitária que desenvolve um projecto científico notável que pode constituir um avanço de grande impacto na sociedade, só comparável ao aparecimento do computador. Isto suscita grande inveja de alguns professores catedráticos e a cobiça de grupos industriais estrangeiros interessados em roubar segredos científicos. Enquanto o trabalho se desenvolve, o mundo universitário à sua volta tece as manobras políticas a que estão acostumados. Estas têm como consequência atrair a atenção de políticos e de grupos obscuros interessados em deitar as mãos aos resultados do seu trabalho, o que conduz a um desfecho trágico. Quem acabará por deitar as mãos aos importantes avanços científicos do Diogo? "Um Crime na Teia Universitária" é uma obra ficcional de espionagem científica que nos transporta à vida quotidiana de estudantes e professores nas universidades, incluindo as lutas internas e manobras dos professores catedráticos, e oferece uma visão dos meios universitários menos conhecida. "Um Crime na Teia Universitária" é uma história sobre relações humanas, e é também uma história de amor pela Ciência, pela genuinidade e pelos seres humanos, numa época em que construímos uma sociedade planetária." Fonte: FNAC.

14 de dezembro de 2013

13 de dezembro de 2013

Maigret, inédito



Um certo inspetor Lauer, que é sobrinho de Maigret, está numa delicada situação profissional. Ele não foi capaz de evitar o assassinato de um homem que estava sob sua vigilância, Pepito, o chefe de um bar chamado "Floria". 
Além disso, Lauer é o principal suspeito do crime, devido ao modo como entrou em pânico. Enquanto aproveita a sua aposentadoria às margens do Loire, Maigret recebe a visita de seu sobrinho que implora por sua ajuda. Ele concorda, mas encontra dificuldades com seus antigos colegas.
Este é o único romance em que Maigret resolve um crime durante sua aposentadoria. Simenon queria que esse fosse o último da série, pois desejava se dedicar inteiramente aos chamados "romans durs", os romances "não Maigret". Após 1933, ele realmente ficou cinco anos sem encrever nenhum romance Maigret (apenas alguns contos), mas após este período voltou a se dedicar ao seu famoso inspetor chefe. Fonte: http://www.lpm.com.br/.

11 de dezembro de 2013

10 de dezembro de 2013

Em português muito suave



(EX)CITAÇÕES

"Manifestantes derrubam estátua de Lenine em Kiev, na Ucrânia." Fonte: ionline no twitter.

OUTRAS CONVERSAS

"Há demasiada gente de bicos de pés a querer cobrar dividendos políticos com morte de Mandela. Uma demonstração de que nada entendem da sua grandeza." Fonte: João Távora in Facebook.

LIVRO(S) O n.o 190 da colecção XIS c/ tradução de Eduardo Saló, e capa de Edmundo Muge. Trata-se de uma 1.a edição, datada de 1970, Lisboa.

MÚSICA(S) Revolver passados: 3 ases que dão pelo nome de TRÍSAN. Em boa hora, Peter Gabriel os editou na Real World decorria o ano de 1992.

9 de dezembro de 2013

8 de dezembro de 2013

Coisas de domingo



"Com um enredo genial e uma excelente caracterização, Anthony Horowitz criou um novo policial de Sherlock Holmes, captando totalmente o espírito dos livros originais de Sir Arthur Conan Doyle. Holmes regressa com a inteligência, a subtileza e o poder de dedução que fizeram dele o mais famoso detetive de sempre e, com ele, o seu inseparável amigo e biógrafo Watson. Os acontecimentos relatados nestas páginas figuram, segundo Watson, entre os mais sensacionais da carreira de Sherlock Holmes... Um livro que se recomenda vivamente aos fãs de Sherlock Holmes e a todos aqueles que apreciam um policial de excelência." Fonte:Wook.

6 de dezembro de 2013

5 de dezembro de 2013

Clássicos policiários



"Após ter sido alertado pela Interpol para a iminente chegada de Pietr, o Letão, um criminoso internacional, Maigret vai esperar o comboio que o trará à Gare du Nord, tendo em seu poder apenas uma descrição detalhada do indivíduo. Reconhece-o com facilidade, é certo, mas a descoberta quase imediata de um cadáver no comboio vai baralhar o inspector: é que o morto também corresponde fielmente à descrição do criminoso! Os golpes de teatro sucedem-se: Pietr parece estar em mais de um sítio ao mesmo tempo, dos mais selectos e elegantes ambientes aos antros mais miseráveis. Não havendo uma explicação aparente para a maior parte dos movimentos do criminoso, estaremos perante um caso de dupla personalidade? Publicado em 1931, Pietr, o Letão foi o primeiro “Maigret” escrito por Georges Simenon." Fonte:Wook. 

3 de dezembro de 2013

2 de dezembro de 2013

Clássicos policiários


«o Comissário Maigret, da Polícia Judicária francesa, vai investigar e solucionar o estranho caso de um duplo-crime ocorrido nas caves do Hotel Majestic.» Fonte: da apresentação do livro n.º508 da Colecção Vampiro.

1 de dezembro de 2013

Coisas de domingo (2)

Três escolhas na noite de domingo: 1) Antologia policiária; 2) Dead Man pelo excelente Robert Maguire (o boneco deve ser o míster Paulo Fonseca, treinador do meu Fêcepê, carago); 3) Cáceres, porta de entrada do mítico restaurante El Figon, talvez o melhor de toda a extremadura espanhola.



Coisas de domingo (1)

Santarém de manhã cedo, no Largo do Seminário.


Coisas de domingo


"Maigret recebe no seu gabinete um telefonema angustiado: alguém lhe dirige um apelo, de um pequeno café perto, dizendo-se perseguido por um homem baixo e moreno que o quer matar. O nome? Não importa, de nada lhe serve, não o conhece. «Envie um agente à paisana para prender o homem que me segue, depois explicarei tudo»...Desde a tarde do dia anterior que a perseguição durava, implacável...«Eles revezam-se...Acabarão por me matar»...Maigret toma notas, ouvindo com atenção as palavras entrecortadas do desconhecido. Será um louco? Qualquer coisa lhe diz que não. De repente a ligação interrompe-se e a voz do perseguido cala-se.
Toda a manhã Maigret recebe chamadas espaçadas do desconhecido, cada vez mais desesperado e exausto, implorando agentes, socorro, protecção...«Acabarão por me matar»... (...) 
O mais cerrado mistério envolve o «Morto de Maigret». Mas Maigret sente-se como culpado pela morte do desconhecido, e advinha em si uma estranha amizade por aquele homem assassinado em circunstâncias tão pouco habituais. Por isso na P.J., todos passam a dizer, por piada:«o morto de Maigret»...Maigret, porém não desiste de advinhar a morte daquele pobre diabo...e consegue-o, claro! Como o consegue - é a história mais curiosa que o leitor jamais leu..." Fonte: Da apresentação do nº. 65 da Colecção Vampiro c/ capa belíssima de Cândido Costa Pinto.