29 de agosto de 2016

Revolver passados

O meu pai e o fiel "pendura" de nome Vítor Galinha, no intemporal Fiat 600 participaram no 9.º Rally de São Pedro de Moel (9 a 10 de Junho de 1958). Ao lado vê-se um Renault Dauphine cujo co-piloto parece desconfiado perante a rápida chegada do pequeno Fiat. A fotografia é excelente, perdura um tempo de absoluta pureza e dedicação aos automóveis. Fica a recordação do que não assisti - nasci nesse verão, Julho de 1958. Destas e outras aventuras ouvi falar e quanto agradeço a esse olhar de Mestre Santos Ávila. Ele estava como se costuma dizer «sempre no lugar certo, e na hora certa».

25 de agosto de 2016

Clássicos policiais


"Barstow, de cinquenta e oito anos, reitor da Holland University, jogava golfe domingo à tarde no campo do Green Meadow Club e de súbito caiu morto, vítima de ataque cardíaco. Terá sido esta a notícia que Carlo Maffei recortou do jornal no dia em que desapareceu. O detetive privado Nero Wolfe é contratado para o encontrar, mas não tarda muito até que seja a polícia a descobri-lo - morto, apunhalado. E quando Wolfe é presenteado no seu escritório com uma das mais temidas víboras conhecidas pelo homem, a fer-de-lance, o seu jovem assistente Archie Goodwin percebe que estão perigosamente perto da resolução de dois crimes diabolicamente inteligentes. Primeiro caso da longa carreira detetivesca da dupla Wolfe e Goodwin, Picada Mortal foi lançado em 1934 com um êxito estrondoso e afirmou desde logo Rex Stout como um dos nomes mais originais do romance policial americano, permanecendo ainda hoje como obra de referência na história da literatura de mistério."

23 de agosto de 2016

Futebolada


Na cidade eterna o FCP disse: Presente! Porto! Porto!

17 de agosto de 2016

Revolver passados


Uma profissão extinta na Vila de Pontével, Cartaxo. 

16 de agosto de 2016

Em português suave


A propalada "ética republicana" evoca agora o mérito da saudosa Lei das Sesmarias. Razão teve o meu vizinho de Vale de Lobos (Alexandre Herculano), quando disse: "quem mal tratar o Rei, um dia o irá chamar".

13 de agosto de 2016

Em português (nada) suave


Para o ano, por esta altura, temos de novo o país a arder, bombeiros de rastos, gentes arruinadas, políticos de misericórdia (aí deles) e aviões no ar.

11 de agosto de 2016

Outros olhares

Chegam notícias das Terras de Sua Majestade. O Amigo (Sir) John Costa, foi ver os retratos do David Hockney. Fez muito bem, arejou a mente e a alma.

8 de agosto de 2016

Outros olhares


De um agnóstico, monárquico e anarco-conservador: em Pontével, Cartaxo, Portugal.

6 de agosto de 2016

4 de agosto de 2016

Anarco cinematografias


Rainhas


À boleia de Fotografias da História. 
Agatha Christie se reverencia diante da Rainha Elizabeth II, novembro de 1974.

1 de agosto de 2016

Clássicos do policiarismo



"Roger Sheringham, um dos grandes detectives criados por Anthony Berkeley, nem sempre consegue terminar a seu contento as investigações que efectua, mesmo num caso como o da solteirona de 48 anos, às vezes referida como uma senhora inacreditavelmente idosa, que aparece assassinada no seu apartamento situado em Monmouth Mansions. 
Para a Scotland Yard o crime afigura-se rotineiro, mas Roger Sheringham, tendo observado o apartamento, logo inicia deduções que o levam a concluir achar-se o assassino entre os residentes das Mansions. Um deles é a sobrinha da vítima, que repudia a herança e passa a secretária particular do detective...com consequências muito imprevisíveis, mas que só serão plenamente reveladas nas derradeiras páginas, plenas de hilaridade e de surpresas." Nota: N.o 542 da íconica Vampiro, sob a batuta de Anthony Berkeley, aliás A. B. Cox, ou ainda Francis Iles.