5 de fevereiro de 2009

OUTROS ASSUNTOS


Artur Bual (1926-1999)

(EX)CITAÇÕES
''Anteontem, no entanto, o governo indiano anunciou que o Instituto de Tecnologia de Bangalore, tinha acabado de produzir um computador a dez euros capaz de aceder à internet sem fios e a funcionar a energia solar (para baterias de dois watts) – e que vai utilizar para levar a web e o ensino à distância aos lugares mais remotos da Índia rural; parece que cerca de 20 mil Escolas Secundárias ficarão em rede. Os mais cépticos dizem que se trata de campanha eleitoral do governo indiano. Não sei onde foram buscar essa ideia.''

OUTRAS CONVERSAS, Notas de viagem. Artur Bual
''Nasceu em Lisboa em 1926 e faleceu na Amadora em 1999. Pintor, Escultor e Ceramista. Realizou diversas exposições em Portugal e no estrangeiro. Está representado em diversas colecções: Palácio da Justiça de Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museus Nacionais, Câmaras Municipais, Centro de Formação Profissional de Pegões, Governo Regional dos Açores, etc. Executou diversos frescos em 12 Capelas, no Alentejo e Ribatejo.Prémios:3° Prémio da Exposição “Um Americano em Paris” - M.G.M. em 1952; Prémio Nacional Amadeo de Souza Cardoso em 1959; 3º Prémio do Sindicato dos Críticos de Arte na I Bienal de Paris em 1959; 1º Prémio do II Salão de Arte Moderna da Junta de Turismo da Costa do Sol em 1964; 2º Prémio do Concurso de Pintura da BP em 1966; Prémio Artes Plásticas das Revistas “Eles e Elas” e “Nova Gente” em 1983 e 1984; Prémio MAC´Carreira em 1997 - Movimento Arte Contemporânea.Colaboração de Ilustração.Tomou parte nos Encontros Inter-nacionais de Arte Caldas da Rainha e Vila Nova de Cerveira, organizados pelo Grupo Alvarez. Com Carlos Avilez e Francisco Relógio, colaborou, como director plástico em várias cenografias levadas à cena no Teatro Experimental de Cascais e do Porto.Foi director gráfico da revista de arte e letras “Contravento”. Executou painéis-mosaico para a estação da CP da Amadora e para o Metropolitano de Lisboa.Ilustrou os livros “Instinto Supremo” de Ferreira de Castro, “As Alegres Noites de Um Boticário” de Miguel Barbosa e “Rencontre avec culture Portugaise” (Nov./91 - Paris).

UM LIVRO
''TELEFONA SE PRECISARES DE MIM'' - Raymond Carver, Editorial Teorema,2001.

OUTRAS MÚSICAS, o Jazz em LP
''AUDIO VISUALCAPES' - Jack Dejohnette´s Special Edition, Impulse,1988:
Notas de viagem: Gary Thomas, sax tenor e flauta; Lonnie Plaxico, baixo eléctrico e acústico; Greg Osby, Sax alto e tenor; Mick Goodrick, guitarras; Jack Dejohnette, bateria.