3 de junho de 2009

PORTUGUÊS SUAVE


OUTRAS CONVERSAS

"Os 200 anos da morte de Joseph Haydn (assinalados ontem) podem também lembrar a chegada de Napoleão a Viena, durante cujos bombardeamentos morreu o compositor, aos 71 anos. Teve sorte, Haydn: a proteção dos príncipes Eszterházy permitiu-lhe estudar, compor, executar música e viver com conforto. Mozart, muito mais jovem, prezava-o como mestre, e reconheceu sempre a inspiração do músico de Viena, o “pai do quarteto de cordas”. 200 anos depois, a magia e o trabalho de Haydn podiam ser lembrados nas nossas escolas, se houvesse educação musical digna desse nome. Infelizmente, poucos reconheceriam o nome do músico e a dimensão da sua vasta obra: a educação moderna prefere o ruído à grandiosidade da música. Os príncipes de outrora eram mais cultos do que os democratas de hoje."

Fonte: Francisco José Viegas, in http://fjv-cronicas.blogspot.com/

UM LIVRO

"OS CRIMES DO RELÂMPAGO" - Ed Mcbain, Biblioteca Visão - Mestres Policiais, Colecção Lipton - 2000 Controjornal. Notas de viagem. Ed. McBain de seu nome verdadeiro Salvatore A. Lombino também usava o pseudónimo de EVAN HUNTER. Quem leu "SEMENTES DE VIOLÊNCIA" - colecção livros de bolso Europa América, sabe do falo.

OUTRAS MÚSICAS, o jazz em cd

"DIZ AND GETZ" - Dizzy Gillespie-Stan Getz, Verve Records. Notas de viagem. A primeira versão é datada de 1955 para a PolyGram Records, Inc.