Findou mais um Campeonato Mundial de Futebol. Com ou sem surpresa, depois de um mês intenso do chamado desporto "REI", dois países cujos regimes são Monarquias, defrontaram-se na inédita final.
Confesso que gostaria que a Holanda tivesse sido a vencedora. Gosto do futebol do país das tulipas, recorda-me a «laranja mecânica» de 1974/1978. O desfecho foi o contrário. A Espanha é a nova campeã mundial de futebol.
Quando coloco a bandeira do Barcelona no «post», é no sentido de realçar que muito desta selecção, é parte da equipa catalã. O Barcelona soube através dos anos, cimentar uma equipa "trituradora" de adversários, ganhou tudo e a todos, e teve num antigo guarda-redes, Josep Guardiola um dos principais mentores, de todo este «elan» vencedor.
É certo que a selecção espanhola, é formada por um todo, não é menos verdade que este todo, é também o campeão europeu - em termos de selecções. Tirem-se as devidas conclusões. O futebol mundial tem num país latino, e da península ibérica o novo campeão. Viva Espanha, Viva a Monarquia, honra aos vencidos.