"O brutal assassinato do velho milionário filantropo Benjamin H. Kyle tornou-se quase imediatamente conhecido como o crime do escaravelho. Bastou que fosse descoberto junto ao corpo ensanguentado da vítima, num museu privado de egiptologia, um valioso alfinete de gravata adornado com a imagem de um escaravelho azul, esculpido num pequeno pedaço de lápis-lazúli. Com efeito, artefactos e referências ocultas da mitologia egípcia parecem ser os fumos escolhidos pelo culpado para encobrir a sua identidade.
Mas conseguirá ele ludibriar Philo Vance? Recorrendo aos seus vastos conhecimentos sobre a história do Egito, o genial detetive amador terá de contornar as pistas falsas deixadas pelo caminho e, apenas após descortinar o seu perfil psicológico, conseguirá apontar o dedo ao verdadeiro assassino.
Esta que foi a quinta aventura policial de Philo Vance em parceria com o procurador público do distrito de Nova Iorque, John Markham, foi publicada originalmente em 1929 e é apontada como um dos melhores exemplos dos talentos narrativos de S. S. Van Dine." Fonte: Bertrand Editores.