19 de dezembro de 2008

' NIÑA DE FUEGO '



O Flamenco e o Jazz encontraram-se sempre nas encruzilhadas da música. Por isso são considerados sonoridades de ruptura. De um lado, - o Flamenco - oriundo da Índia e das grandes rotas das migrações. A aventura, a viagem, o lamento da constante procura. Do atravessar o oceano, - o Jazz. Os navios negreiros e o sofrimento. Um cordão umbilical cortado à força com a Mãe África. Outras histórias que a música perdoa, mas não esquece. Músicos como Miles Davis, John Coltrane, Gil Evans e Paco de Lucia cruzaram o flamenco/jazz.

Concha Buika soma-lhe não só os genes do sangue africano, mas também as vivências entre a comunidade cigana de Maiorca. Cantora que funde o Jazz, o Soul, Flamenco e o Hip-pop numa mistura explosiva de sonoridades. O repertório desta Niña de Fuego é uma longa viagem: Das coplas da música popular espanhola, às rancheras mexicanas. Fiquemos atentos!


(EX)CITAÇÕES:

'AI O ZÉ É CONTRA?
Sá Fernandes defende que é preciso travar candidatura de Santana Lopes à CML
Então vou pensar seriamente em ser a favor...'
Fonte: Fumaças, Blogue.



VERDADES:

'Geralmente, queremos que os outros sejam como achamos que eles devem ser. Mas o problema é que a realidade, muito sacana, vem atrapalhar tudo e encher a vida de surpresas. No caixote de lixo da história e da política há bastantes desses manuais feitos para gente simples; alguns nem para reciclar são úteis.' Fonte: Crónicas de FJV.

OUTRAS MÚSICAS:

STEPHEN STILLS LIVE - Atlantic Recording Corporation, 1975.