17 de janeiro de 2009

ENCORES (DO) FADO


Existem lugares certos para ouvir música. São lugares onde as sonoridades chamam a poesia, onde as vozes tocam os bons deuses. Por certo que a Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Novo é um desses lugares.
Gravado ao vivo, ''ENCORES FADO'' marca o encontro da excelente voz de Margarida Guerreiro, com a guitarra portuguesa e os arranjos de Custódio Castelo. Somam-lhe a guitarra clássica de Carlos Garcia, e o contrabaixo de Carlos Menezes.
Os poetas chamados ao ''ENCORES FADO'' são Fernando Pessoa, Pedro Abrunhosa, Pedro Homem de Melo, Cecília Meireles, Jorge Fernando, Amália Rodrigues, Arlindo de Carvalho, Hernâni Correia, José Luís Gordo, Mário Raínho, David Mourão Ferreira e Alberto Janes.
Confesso que neste particular encontro me surpreenderam não só os excelentes arranjos, mas também a voz de Margarida Guerreiro. Vou pedir-lhe mais um ''encore'' !
(EX)CITAÇÕES
''Foi um burburinho incessante por causa das declarações de D. José Policarpo e do seu pequeno reparo sobre casamentos mistos. Acontece que o cardeal (injustamente acusado de 'intolerante') tem razão – no que a imprensa citou, e que foi muito além da questão do casamento, e no que causou o burburinho.''
VERDADES
''Ouvi, há minutos, na CNN, a proposta do Manchester City, por Káká, jogador do Milan: cerca de 130 milhões de euros. Pelos vistos, há gente que ainda não aprendeu com o que se está a passar.''
UM LIVRO
''CHAMPOLLION O EGÍPCIO'' - Christian Jacq, Bertrand Editora, 1999.
OUTRAS MÚSICAS, o Jazz em LP
''BLACK SOUL'' - Nina Simone, RCA Internacional, 1977.