13 de fevereiro de 2009

COISAS DO CARAÇAS!


Com a devida vénia a Yoani Sanchez, LISTA DE PEDIDOS, en Generación Y
''O bolso da minha amiga Yuslemi não se recuperou da última reunião na escola primária de seu filho. Uma parte do encontro entre os pais e a mestra foi dedicado às necessidades de aula, especialmente discutir o valor que cada família entregará para comprar o tão necessário ventilador. O tema da limpeza ocupou ao redor de vinte minutos e cada pai anotou vários produtos como detergente, esfregão e uma escova, que devem trazer nos próximos dias. Com cinco pesos mensais por cada estudante, será paga uma senhora que limpará o local uma vez por semana.
A escola carece de pessoal de limpeza, pois os baixos salários não atraem ninguém. A pessoa contratada de forma ilegal, provavelmente será uma aposentada que não terá nenhuma proteção laboral ao realizar este trabalho, nem férias nem proteção em caso de doença. Trata-se de algo parecido ao que na Europa se chama “trabalho informal” e que em Cuba conhecemos como ocupação ” pela esquerda” .
Quando já parecia que terminava o encontro, chegou a vez de outro tipo de pedidos. Perguntaram se algum pai poderia reparar as cadeiras que se quebraram e um senhor levantou a mão para assumir a tarefa. Outro assegurou que levaria um cadeado para a porta e uma mamãe se comprometeu a imprimir as provas de matemática, que realizar-se-ão nos finais de Janeiro. A escola carece de fotocopiadora ou impressora, assim é que a reprodução das provas depende de algum pai que trabalhe num centro estatal onde existam estes recursos. Tudo isso foi acordado numa atmosfera de normalidade e a professora - ao terminar de ler a lista de pedidos - declarou que a reunião havia sido um êxito.''
Fonte:http://desdecuba.com/generaciony_pt/ Nota: O site traduz de forma automática do castelhano, para o português.