7 de fevereiro de 2009

PORTUGUÊS SUAVE


Notas de outras viagens

Nova incursão no Restaurante Flora, em Vila Franca de Xira. O Mestre Pedro Miguel Gil recebe sempre bem. Sabe também ouvir. Depois ruma-se aos sabores de outros tempos, num espaço onde é ainda obrigatório, saborear e conversar. Falou-se do saudoso Alfredo Saramago, da Revista Epicur e dos charutos. Trouxe comigo o que parece ser o derradeiro número. É o Nº. 71. Acabou-se! Cheguei ao carro e peguei num H.UPMANN, Coronas Major. Lancei-lhe fogo. Brindei aos ''Prazeres privados, Virtudes públicas''. A Epicur foi tudo isto!

Lembrei-me também do escritor e viajante inglês, Bruce Chatwin. Passaram 20 anos sobre a sua morte. Chatwin utilizava os cadernos «Moleskine» para os apontamentos de viagem. Assim começou um livro mítico. Nos dias de hoje, deixaria um mero 'post' no seu blogue, ''Fui para a Patagónia'' .

(EX)CITAÇÕES

''A frase, que é grande e rotunda, parece arrancada ao 'Eusébio Macário' de Camilo, ou inspirada pela 'Besta Esfolada' do Padre Agostinho de Macedo. Mas em estilo, claro, fica muito abaixo. Falta-lhe brilho, eloquência, distinção – o que lhe sobra em tudo o resto, e que não é bom. A vontade de malhar é que me parece uma obsessão''.

Fonte:http://fjv-cronicas.blogspot.com/

OUTRAS CONVERSAS

''A Ilustre Casa de Ramires. Fiz bem em voltar a ele. Tinha um prefácio que me fez saber que quando Eça foi cônsul em Havana tentou defender, sem sucesso, os chineses de nacionalidade portuguesa que estavam em Cuba, como contratados dos campos de acúcar. No fim da segunda metade do século XIX, havia açorianos, madeirenses e cabo-verdianos nas mesmas condições do Havai a Trinidad. E pouco se sabe disso. Os jornalistas e historiadores portugueses não merecem o passado que o seu país lhes deu''. Fonte: Ferreira Fernandes, in Ponto Final, LER Livros e Leitores.

UM LIVRO

''TRAFALGAR, A biografia de uma batalha'' - Roy Adkins, Alêtheia editores, 2009.

OUTROS LIVROS

''Monos é como quem diz: são cinco títulos de Raymond Carver (editados pela Teorema), a preços entre os 5 e os 7,5 euros''.

Fonte:http://bibliotecariodebabel.com/

OUTRAS MÚSICAS, em LP

''MAHAVISHNU'' - Wea Internacional Inc. 1984.Notas de viagem: John Mclaughlin, Mitchell Formam, Jonas Helborg, Bill Evans e Billy Cobham.