4 de março de 2009

COISAS DE 4ª. FEIRA

Não é possível falar da história da música popular afro-americana, sem evocar a Editora discográfica Blue Note. Pois bem! 70 anos assumindo uma estética. Em ano de comemorações, o pianista Bill Charlap reuniu um conjunto de 'ALL STARS' para não só homenagear o catálogo, mas também tocar e apresentar trabalho. Surge assim o duplo Cd: MOSAIC: A CELEBRATION OF BLUE NOTE RECORDS, The Blue Note 7, 2 Cd Blue Note/EMI. Ficam também os 'All Stars': Bill Charlap, piano; Peter Bernstein, guitarra; Ravi Coltrane, saxofone tenor; Steve Wilson, flauta; Peter Washington, contrabaixo; e Lewis Nash, bateria; A ouvir, sempre!


Li na Revista Actual - Jornal Expresso - do dia 28 do passado mês, o continuar da 'embrulhada' em torno da arca e do múltiplo Fernando Pessoa. A sobrinha Manuela Nogueira, fala de 'trapalhadas' por parte do Estado. Vale a pena ler e reler a entrevista. Fica-se com a ideia que vivemos no absurdo. Quem não sabe governar a sua casa, pensa ter legitimidade para mandar no acervo de terceiros. «As pessoas julgam que a minha casa é um instituto público». ou ainda, « Um tio meu, inglês, engenheiro letrado, uma vez que veio a Portugal chegou a sugerir que o espólio devia ser vendido a uma universidade inglesa ou americana, não pelo dinheiro, mas porque essa era a garantia de que seria tratado rápidamente e com o cuidado necessário. Mas o Estado, percebendo que o espólio contido na arca podia ser vendido para o estrangeiro, fez o arrolamento e, em 1979, comprou-o (...)». Ler a entrevista de Manuela Nogueira, fez-me uma vez mais entender este ser português.
(EX)CITAÇÕES
''Mais um golpe de Estado na Guiné-Bissau. Mais assassinatos políticos, Nino Vieira incluído. Nestas circunstâncias lembro-me sempre de uma conversa com Amílcar Cabral em Londres, no ano de 1971, em que este me disse:«Sabe, o que mais me custa é estarmos a treinar uma geração de jovens a dar tiros. É tão fácil. Temo que levem o resto da vida assim».São estas frases que definem um estadista. Dos autênticos, não dos que aprendem na escola da imitação.''
Fonte:José Medeiros Fereira, inhttp://bichos-carpinteiros.blogspot.com/
UM LIVRO
''ESTRANHO ESTRANGEIRO, uma biografia de Fernando Pessoa'' - Robert Bréchon, Círculo Leitores, 1997.
OUTRAS MÚSICAS, jazz em Lp
''EUROPEAN TOUR 1977'' - Carla Bley Big Band- ECM Records, 1977.