21 de março de 2009

PORTUGUÊS SUAVE

(EX)CITAÇÕES
"Hoje, o meu velho amigo António Sousa Homem, recebe uma distinção especial: foi escolhido, na sua qualidade de cronista, como um dos 30 nomes dos últimos 30 anos, uma das figuras do futuro. Aos 88 anos, em Moledo, ele agradece."
Fonte:Francisco José Viegas, in http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/
OUTRAS CONVERSAS
«Com a idade, as «novas gerações» vão ficando mais interessantes, livrando-se das enfermidades da juventude. O Leopardo foi uma das suas leituras e, para ela, o príncipe – representando «o velho mundo» – assemelhava-se um tanto aos heróis da máfia que apareceram no cinema como figuras românticas que afrontam o trono, o altar e os seus exércitos, como se fossem herdeiros do Robin dos Bosques. Educada pela história oficial, que trata os derrotados com dureza e obs­tinação, a minha sobrinha resiste ainda à ideia de que o mundo não está dividido em heróis e facínoras. O século XIX é para ela uma incógnita maior do que a revolução de 1974. O velho doutor Homem, meu pai, é para ela uma lembrança vaga a que o tempo e a idade emprestam agora mais graça e fascínio. Entrando na biblioteca, observando as lombadas dos livros, imagino que se interrogue como pôde aquele homem culto, irónico, céptico e mordaz (de que ela conheceu vaga­mente a figura) ser um herdeiro da velha ordem e não um revo­lucionário que combatesse as classes médias, a família e as instituições.»
Fonte:Textos do Dr. António Sousa Homem, in http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/
UM LIVRO
"De certo modo" - DIMÍTER ÁNGUELOV, Editorial Nova Ática, Julho 2003.
OUTRAS MÚSICAS, o jazz em Lp
"ELLINGTON JAZZ PARTY" - Duke Ellington and his Orchestra, CBS JAZZ MASTERPIECES, (1959). Notas de viagem: Alguns dos músicos convidados da orquestra: Dizzy Gillespie; Johnny Hodges; Jimmy Rushing; Jimmy Jones. Também o trompetista Clark Terry fazia parte do clan Ellington, mas na qualidade de músico residente. Outros tempos! Incluo na categoria: "preciosidades".