28 de março de 2009

PORTUGUÊS SUAVE


(EX)CITAÇÕES
"Regresso à fábula: era uma vez um jogo que estava a dar a vitória a uma equipa, que não estava escolhida para ganhar aquela taça; era uma vez um árbitro que marcou um penalty que nunca existiu; esse penalty tirou a vitória à equipa que tinha marcado o golo limpo. A isto chama-se futebol à portuguesa. Há quem lhe chame também gamanço à antiga."
OUTRAS CONVERSAS
"É inadmissível esta propaganda falsa dos benefícios da República, paga com os nossos impostos, quando todos os que não são ignorantes ou falsários sabem que, depois de 1910, foi restringido o direito de voto das mulheres (a única mulher a votar em 1911 foi Carolina Beatriz Ângelo, que contornou a lei por ser chefe de família - era mãe, viúva e médica). Por esse motivo a lei foi alterada para evitar novos riscos. Só em 1931, em plena Ditadura Militar – que já não é considerada República pelos republicanos - as mulheres puderam votar, mas apenas para as Juntas de Freguesia, desde que fossem chefes de família (viúvas, divorciadas ou cujos maridos estivessem no estrangeiro ou no Ultramar) e tivessem completado o ensino secundário ou fossem titulares de um certificado de um curso superior.
Já estamos mesmo a ver, pela amostra junta, como vão ser as comemorações da indecorosa dama do barrete frígio. Não se poderá processar a CCICG por publicidade enganosa?
UM LIVRO
"Lourenço Marques" - Francisco José Viegas, Edições ASA, 4ª. edição, Abril 2003.
OUTRAS MÚSICAS, o jazz em Lp
"MONK´S DREAM" - THE THELONIOUS MONK QUARTET - CBS Disques SA - gravado em Out. e Nov. 1962. Notas de viagem: Thelonious Monk, piano; Charles Rouse, sax tenor; John Ore, contrabaixo; Frankie Dunlop,bateria; Incluir nas preciosidades.