13 de abril de 2009

LIVRO(S) EM AGENDA


GUILHERME CABRERA INFANTE. Morrer em Londres, mas deixar o coração em La Habana. Vida e personagens que se misturam. Também os olhares visionários. Antevisão de mais uma tragédia colectiva.
(EX)CITAÇÕES
"Hoje em dia, a nossa Páscoa é sobretudo meteorológica. Deixou há muito de ser religiosa e associa-se mais ao desejo pagão e citadino de uma temperatura tépida, de um Verão que há-de chegar – Abril, o mês mais cruel (o velho Doutor Homem, meu pai, lia o seu Eliot com desconfiança e esforço, mas lia-o como uma herança dos seus imaginários ancestrais ingleses), transformou-se num portal para aquele Estio madrugador, tão querido de Moledo como o céu azul sobre a Ínsua. Reconheço a temporada pelos pinhais."
OUTRAS CONVERSAS
"Atravessar o deserto: a imagem bíblica repete-se anos após ano. A Páscoa original, ou Passagem (‘Pessach’, do hebraico), queria dizer também ‘paragem’ e ‘travessia’. Os mistérios das religiões passam pela vida quotidiana e arrastam consigo a memória de histórias que hoje já só fazem parte de uma memória proscrita e envergonhada. O Ocidente tornou-se laico, primeiro – mas ateu depois. Agora, tem medo; teme a religião e os seus símbolos. No século passado, a filosofia decretava a morte do homem – hoje, a política transforma o homem e os seus prazeres em ídolos absolutos, tal como os fracos de espírito adoraram o bezerro de ouro do Êxodo. O mistério da religião permanece, inquietante (vive-se quase em clandestinidade) e lembra-nos que somos peregrinos. Estamos de passagem."
Fonte: Francisco José Viegas, in http://fjv-cronicas.blogspot.com/
UM LIVRO
"ESTRANHA MALDIÇÃO" - Dashiell Hammett, Colecção Vampiro, Editora Livros do Brasil 1ª. edição. Notas de viagem: Revista para Portugal por Lima de Freitas, e capa de Cãndido Costa Pinto.
OUTRAS MÚSICAS, jazz em cd
"I GOT RHYTHM" - Django Reinhardt, A jazz hour with. Movieplay sarl 1989.