18 de abril de 2009

PORTUGUÊS SUAVE



(EX)CITAÇÕES

"O que conta para cada europeu é o seu território, a sua casa, a escola dos seus filhos, a sua memória, os jardins da sua cidade, a facilidade ou a dificuldade de viver. Isso é a Europa. Dizer o que se pode ou não falar não é europeu."
Fonte: Francisco José Viegas, in http://fjv-cronicas.blogspot.com/


OUTRAS CONVERSAS

"LER – A renovada Guimarães Editores reorganizou as suas colecções e está a fazer um meritório trabalho de edição e reedição de obras pouco conhecidas. Recentemente voltou a colocar no mercado as «Histórias Extraordinárias» de Arthur Conan Doyle, o autor que ficou célebre pelas aventuras de Sherlock Holmes. Estes pequenos contos que compõem as «Histórias Extraordinárias» são um pouco perturbantes, belíssimas observações da sociedade da época. Na mesma editora estão também disponíveis os «Contos de Mistério» do mesmo autor. Já agora, se passarem na livraria da Guimarães (Rua da Misericórdia 68 no Chiado e na Livraria Universitária, na Biblioteca Nacional) espreitem também a colecção dedicada a Edgar Allen Põe («Contos Fantásticos» e «Contos Policiais»).
Fonte: Manuel Falcão, in http://aesquinadorio.blogs.sapo.pt/


UM LIVRO
"A Ninfa Inconstante" - Guilherme Cabrera Infante, Quetzal, 2009.Notas de viagem. É daqueles livros que apesar de póstumo, não vou deixar de ler. Prenúncios de uma tragédia colectiva.


OUTRAS MÚSICAS, jazz em Cd
"Blues Lester" - Lester Young, Dreyfus Jazz (2005). www.disquesdreyfus.com