16 de maio de 2009

PORTUGUÊS SUAVE


(EX)CITAÇÕES
"OUVIR – O disco que me acompanha nestes dias é o novo de Bob Dylan, «Together Through Life». As suas dez canções (nove escritas por Dylan e pelo ex-Grateful Dead Robert Hunter), são retratos cáusticos destes tempos que correm, com uma instrumentação dura mas simples, com laivos de blues e bayou, misturando acordeão com banjo e bandolim, tudo produzido de forma crua e eficaz pelo próprio Dylan sob o seu habitual pseudónimo musical de Jack Frost."
Fonte: Manuel Falcão, in http://aesquinadorio.blogs.sapo.pt/
OUTRAS CONVERSAS
"Sidney Bechet, um dos grandes do jazz, morreu há 50 anos. Woody Allen, que toca clarinete, recorda-o várias vezes nos seus filmes e Philip Larkin, um dos grandes poetas do século XX, escreveu-lhe uma ode. Saxofonista e clarinetista, Bechet – com esse nome afrancesado teria de ser – nasceu em New Orleans e reinventou a angústia no jazz, ainda que tenha tocado com Louis Armstrong. Sartre, Beauvoir, Vian e tantos outros adoravam-no na Europa; Herman Hesse fez dele personagem de romance. O seu clarinete ou o sax soprano que empunhava num palco cheio de fumo e de escuridão (a luz incomodava-o) tornavam-se então instrumentos de um Deus generoso e inventivo – ele tocava e compunha sobre a passagem do tempo. Ao ouvir os seus acordes é o génio que ouvimos. Ouçamo-lo hoje."
Fonte: Francisco José Viegas, in http://fjv-cronicas.blogspot.com/
UM LIVRO
"A ASTÚCIA DE MR.REEDER" - Edgar Wallace, OS MESTRES DA LITERATURA POLICIAL /Editora Livros do Brasil - 1ª. edição, Lisboa, Março de 2004.
OUTRAS MÚSICAS - Jazz em Cd
"A LETTER TO DEXTER" - George Cables Trio, 2006 Recording Arts Sa.