27 de setembro de 2009

COISAS DE DOMINGO

A história conta-se por detalhes, mas também nos acasos. Stan Getz foi o visionário, e João Gilberto e António Carlos Jobim detinham o diamante. Eles sabiam perfeitamente a dimensão do que circulava em seu redor.
A revolução denominada de "Bossa Nova" acabaria por adoptar uma cantora "não profissional" - casada com João Gilberto.
Astrud Gilberto ou Astrud Evangeline Weinert ficaria para todo o sempre como "The Girl from Ipanema". Tudo isto tornou-se possível porque Stan Getz era na verdade também genial. Ele viu mais longe. Esteve no local certo, no tempo certo.
Anos mais tarde, Astrud Gilberto reparou também noutro saxofonista. Stanley Turrentine ou "Mr Sugar" vinha dos Blues e Rhythm and Blues. Somara no percurso musical as vivências - do face to face - com Shirley Scott a "Rainha do orgão" mas também projectos musicais com Jimmy Smith/ Milt Jackson/ Ron Carter / Eric Gale.
A década de 70 foi o período do verdadeiro estágio da chamada "fusion" e desta forma o jazz e o samba voltaram superiormente a reencontrar-se.
"Gilberto with Turrentine" foi a possibilidade de reunir em torno dessa tremenda "mistura" génios como Eumir Deodato/Ron Carter/ Toots Thilemans e Airto Moreira. Esta foi sem dúvida a melhor das melhores "colheitas" de 1973. Astrud Gilberto e Stanley Turrentine para isso contribuiram.