11 de julho de 2010

COISAS DE DOMINGO (1)

Findou mais um Campeonato Mundial de Futebol. Com ou sem surpresa, depois de um mês intenso do chamado desporto "REI", dois países cujos regimes são Monarquias, defrontaram-se na inédita final.
Confesso que gostaria que a Holanda tivesse sido a vencedora. Gosto do futebol do país das tulipas, recorda-me a «laranja mecânica» de 1974/1978. O desfecho foi o contrário. A Espanha é a nova campeã mundial de futebol.
Quando coloco a bandeira do Barcelona no «post», é no sentido de realçar que muito desta selecção, é parte da equipa catalã. O Barcelona soube através dos anos, cimentar uma equipa "trituradora" de adversários, ganhou tudo e a todos, e teve num antigo guarda-redes, Josep Guardiola um dos principais mentores, de todo este «elan» vencedor.
É certo que a selecção espanhola, é formada por um todo, não é menos verdade que este todo, é também o campeão europeu - em termos de selecções. Tirem-se as devidas conclusões. O futebol mundial tem num país latino, e da península ibérica o novo campeão. Viva Espanha, Viva a Monarquia, honra aos vencidos.