7 de novembro de 2010

COISAS DE DOMINGO

"Depois de um jantar em que bebeu demais, um delegado da polícia aposentado deixa cair a carteira na sarjeta. Um menino de rua apodera-se dela, o que seria banal se a rua não ficasse em Copacabana e não fosse Sexta-feira à noite, o território favorito dos personagens típicos da marginalidade carioca: meninos de rua, prostitutas, polícias corruptos, pequenos chantagistas, matadores a soldo.
A cobiça despertada pela carteira e a inesperada decisão do menino de seguir o caminho tomado por ela desencadeiam acontecimentos bizarros e violentos - um estanho encadeamento de factos que inclui, naquela mesma noite, o assassínio brutal de uma prostituta.
Haverá um nexo entre essa morte e as outras que se seguirão? Eis o que preocupa Espinosa, o peculiar inspector de polícia, agora promovido a delegado e transferido para uma das delegacias de Copacabana, a dez minutos a pé do seu apartamento no bairro Peixoto.
Em Achados e Perdidos, Espinosa encontra no rude e honesto Vieira - o dono da carteira perdida - um companheiro de investigação; preocupa-se com o menino de rua, de quem nem sequer sabe o nome; enclausura-se no seu apartamento cheio de livros empilhados; desfruta do corpo da prostituta flor, que tem um fraco por delegados; e talvez se apaixone por Cristina, a pintora que expõe os seus quadros na Avenida Atlântida."
Fonte:Wook.