13 de março de 2013

Em português (nada) suave


(EX)CITAÇÕES

"LISBOA - Quando um partido chama para candidato autárquico o ex-trunfo eleitoral trágico-cómico de um candidato derrotado a um clube de futebol, está tudo dito. Seara fica o equivalente PSD do sportinguista Dias Ferreira ao convidar Paulo Futre para presidente da Junta de Freguesia de Campolide. E quem, nos partidos que apoiam a candidatura de Seara, assobia para o ar enquanto a avançada de Futre se desenrola, fica potencialmente fora de jogo por melhores intenções que tenha. Assim já temos um cómico nas autárquicas em Lisboa - e ainda a procissão vai no adro. O autismo dos protagonistas políticos é aquilo que mais facilita o discurso contra os partidos. E quando um discurso nasce por isto, não é um discurso contra a democracia, mas apenas uma chamada de atenção para a tentar salvar. A democracia não se fortalece com a indiferença face a imbecilidades." Fonte: A Esquina do Rio, Manuel Falcão. 

OUTRAS CONVERSAS

«Sem querer focar o caso particular de Viana do Castelo, o psiquiatra destacou que o homem poderá ter agido por impulso, mas a explicação mais natural será a que padeceria de uma grave depressão.
"É um caso dramático que indicia uma situação de grande crise emocional", afirmou, destacando que, na generalidade, quando o progenitor mata o próprio filho e põe termo à sua vida, se está perante um homicídio piedoso.
"O homicida delirantemente convence-se que não há forma de ultrapassar as dificuldades e acredita que o mais acertado é acabar com a sua vida e a da sua descendência", explicou o clínico.
Álvaro Carvalho salientou ainda a necessidade da realização de uma autópsia psicológica para se avaliar o motivo de tal ato desesperado, lamentando que tal não seja corrente atualmente devido "a razões de natureza económica". » Fonte: Jornal de Notícias.

UM LIVRO

MAIGRET E OS PESCADORES DA TERRA NOVA, nº.533 da Colecção Vampiro - OS MESTRES DA LITERATURA POLICIAL - Edição «Livros do Brasil» Lisboa, Lisboa/1991;

MÚSICA

BEAUTIFUL MALADIES, The Island Years - Tom Waits, 1998 Island Records.