4 de abril de 2013

Em português suave


(EX)CITAÇÕES

"Parece que os rapazes da troika andam muito surpreendidos com o facto de a electricidade estar cara e não ter tido grandes reduções de preço. Por mim falo, mas na realidade eu pago bem mais electricidade desde que se lembraram de aplicar o IVA a 23% a este consumo. Mas o IVA não se aplica apenas à energia que eu efectivamente consumo." Fonte: Manuel Falcão, in A Esquina do Rio.


OUTRAS CONVERSAS

«Óscar Lopes era um homem pequeno, falava baixo, ouvia mal, e tinha uma gentileza de trato que se manifestava entre outras coisas num bem muito escasso nesses anos, a tolerância. Nos meios do comunismo portuense, na altura muito agressivo e completamente desabituado de ter que discutir alguma coisa muito menos a si próprio, marcado por figuras como Virgínia Moura, Óscar Lopes fazia a diferença porque falava, conversava e ouvia. Uma vez, conversando sobre os Três Seios de Novélia de Manuel da Silva Ramos, sublinhou uma divertida passagem erótica do livro e rindo-se disse-me, “eu já não sou de tempo destas coisas, sou muito estalinista, nessa altura não se escrevia assim”. E eu disse-lhe “ nessa altura não se podia escrever assim”. Riu-se de novo. O livro ganhou um prémio literário muito por iniciativa de Óscar Lopes, que sublinhou a sua adequação aos tempos de “1968”.  » Fonte: Pacheco Pereira, in Abrupto.


UM LIVRO

Sacrifício de dama, João Aniceto, CAMINHO DE BOLSO - CAMINHO policial, Agosto de 1989. 

MÚSICA

Canções Subterrâneas, A NAIFA. 2004 Sony Music.