5 de maio de 2014

Outras músicas


"Estava prestes a terminar o século XX quando a música jazz perfez 100 anos de inovação e experimentação. O jazz é um género de música complexo que se desenvolveu rapidamente e em muitas direcções desde que a combinação do ragtime com o blues tocado sincopadamente assim foi apelidada, alegadamente na viragem do século em Nova Orleães.
Esta obra apresenta uma selecção de alguns dos maiores representantes do género: desde os de Nova Orleães e Dixieland nas duas primeiras décadas do século XX, passando pela música swing e jump dos anos 20 e 30, pelo bebop e o seu legado nos anos 40 e 50, até ao free jazz da década de 60, ao jazz-rock da de 70 e à miscigenação jazzística dos anos 80 e 90. Cada uma das entradas inclui dados sobre a vida e a obra do artista ou da banda em questão, apresenta os seus trabalhos mais importantes e é ilustrada por uma belíssima fotografia a preto e branco.
Entre eles, contam-se:
Louis Armstrong, Chet Baker, Carla Bley, Sidney Bechet, Michael Brecker, John Coltrane, Chick Corea, Eric Dolphy, Bill Evans, Stephane Grappelli, Woody Herman, Abdullah Ibrahim, Elvin Jones, Stan Kenton, Machito, Original Dixieland Jazz Band, Michel Petrucciani, Bud Powell, Django Reinhardt, George Shearing, Cecil Taylor, Sarah Vaughan, Tony Williams, Lester Young." Fonte:Wook.