28 de setembro de 2014

Coisas de domingo

"O. Henry - de seu nome verdadeiro, William Sidney Porter (1862-1910) é, a par de Edgar Poe, um dos maiores contistas de que se orgulham os Estados Unidos.
A arte com que efabulava os entrechos e os efeitos sabiamente calculados como os narrava fazem dele um caso ímpar na literatura mundial.
Dentre as cerca de 600 narrativas que produziu, muitas delas abordam o Crime, o mistério e a Dedução com a leveza, ironia e pendor para a surpresa e o «final inesperado» que caracterizam toda a obra de O. Henry.
O volume de contos que a Colecção vampiro hoje apresenta ao leitor português abre com o clássico Reforma Adiada (A Retrieved Reformation - 1909), que rebaptizada Alias Jimmy Valentine alcançou enorme êxito e deu origem a várias peças e filmes. Seguem-se algumas histórias protagonizadas por Jeff Peters e Andy Tucker, os notáveis heróis residentes de The Gentle Grafter (1908) que Ellery Queen inclui na exigente lista do seu Queen´s Quorum e a que foi buscar muitos dos relatos de Cops and Robbers, antologia de contos policiais de O. Henry que selecionou e prefaciou em 1948. 
Incluídas no presente volume acham-se ainda duas paródias de Lecoq, o detective criado por Émile Gaboriau, e três outras em que surgem Sharmrock Jolnes, por trás do qual se vislumbra, obviamente, o grande Sherlock Holmes - interveniente, acidental embora, em outra narrativa (...) " Fonte: N.º 662 da Colecção Vampiro - Os Mestres da Literatura Policial - Edição Livros do Brasil, Lisboa, Outubro de 2002 c/ capa de A. Pedro e tradução de Eduardo Saló.