4 de agosto de 2015

Em Português Suave


Excitações: « Sérgio Figueiredo, Director de Informação da TVI, afirmou que Augusto Santos Silva saíu da estação “por ser malcriado, não porque a sua voz é incómoda”; Augusto Santos Silva respondeu apelidando o jornalista de “ayatollah de Barcarena”.  » Fonte: Manuel Falcão, in A Esquina do Rio.

Outras Conversas: "Analisando os números publicados ontem pelo CM, é de prever que se venda este ano menos um milhão de livros em Portugal do que em 2014 (cálculo otimista). Sim, a crise contribuiu decisivamente para esta queda, em contraste com o que se passa na Europa – mas não é o único motivo (as descidas graduais de 2010 até 2014 são inferiores à deste ano). A desvalorização do livro, sobretudo no sistema de ensino, é visível no chamado espaço público, onde cultura se transformou em sinónimo de espetáculo. Muita gente confunde a explosão de certos fenómenos livreiros transformados em ‘best-sellers’ com um incremento da leitura. Não é verdade. A vida está mais imbecil, as elites – que deviam ser exemplo – são relapsas e incultas, a escola transformou a leitura numa tortura sem sentido. Vêm aí tempos difíceis e colheitas amargas." Fonte: CM Blog - Francisco José Viegas

Livro(s): MAPA DESENHADO POR UM ESPIÃO, Guilhermo Cabrera Infante, Quetzal, Lisboa, Maio de 2015. O ser humano no ostracismo do Eu. 

Música(s): Imensa com o esta rapaziada. Chapelada.