25 de agosto de 2015

Inéditos da Duquesa da Morte

À boleia do Diário de Notícias.
"Dez trabalhos inéditos de Agatha Christie foram encontrados nos arquivos familiares e das companhias de teatro com quem trabalhou pelo produtor teatral Julius Green, encenador de cerca de 250 peças e musicais da escritora britânica. As descobertas, cinco novas peças e cinco dramas de um ato, vão ser publicadas no livro Curtain Up: Agatha Christie - A life in Theatre dentro de um mês, antecipando o 125.º aniversário do nascimento da "rainha do crime".
Mistérios na sua maioria, uma das peças, The Lie [A Mentira] descreve sentimentos de perda, traição e infidelidade. Foi escrita quando o primeiro casamento da escritora terminou. Agatha e Archie Christie separaram-se em 1927 e divorciaram-se um ano depois. "As suas más qualidades estavam todas sob a superfície", diz uma das personagens. Julius Green diz que a tensão criada pela escritora, à medida que os factos se vão conhecendo na sala de uma casa dos subúrbios, é habilmente sustentada. A cena final é brilhantemente dramática", diz o produtor.
Os inéditos foram encontrados por Julius Green em vários arquivos, da família e dos produtores de teatro com quem Agatha Christie trabalhou. Ao investigador foi dada carta branca para explorar todos os documentos. "Acesso sem precedentes", escreve o jornal britânico Sunday Times. " Fonte: Lina Santos, in DN Artes.  Dn.pt. por