24 de setembro de 2015

Em português suave



(Ex)Citações: "Mais do que uma vitória o resultado das eleições gregas foi um entalanço. Para além de ter assinado o memorando com a troika, Tsipras fica agora obrigado a executá-lo." Fonte: Rodrigo Moite de Deus, in 31 da Armada. 

Outras conversas: "O inspetor Roderick Alleyn era um cavalheiro educado e um dos emblemas da investigação criminal britânica. Releio por estes dias ‘O Último Salto’ (The Last Ditch), em que Alleyn, da polícia metropolitana de Londres, visita as paisagens melancólicas da Cornualha – é uma invenção de Ngaio Marsh (são 32 livros com o mesmo personagem), uma das grandes damas do policial de língua inglesa, a par de P.D. James, Margery Allingham, Dorothy L. Sayers ou Ruth Rendell. O nome é estranho, Edith Ngaio Marsh, nascida em Christchurch, na Nova Zelândia. Foi lá, a 19 mil quilómetros de distância, no outro lado do mundo, que Ngaio reinventou parte do policial britânico. Hoje, os seus livros estão esgotados – uma pena –, e muitos leitores ignoram a sua arte discreta e saborosa. Morreu em 1982 e cumpriria hoje 120 anos." Fonte: Francisco José Viegas, blogue CM em 23/04 último. 

Viagens: San Jean Pied de Porc, França, este mês de Setembro. Tropeço num Sinca 1300 em relativo estado de conservação. Espaçoso e com os tiques da pequena burguesia dos idos 60. Por alguns momentos tive vontade de parar o tempo

Livro(s): Trouxeram-me OS ESTRANGEIROS ASSASSINADOS de Pierre Latour, dado à estampa em Março de 1977 pelo Círculo de Leitores, na Colecção Círculo de Leitores Crime. Soube agora que o bom homem, também assinava, por Arthur Mínville. Seguindo-o. 

Música(s): De Maestro, Joe Bonamassa. Chapôt.