8 de outubro de 2015

Em português suave


(Ex)Citações: "No meio de umas obras inacabadas da Epal, numa rua de Alvalade, bem perto da Avenida da Igreja, nasceu um tomateiro que já está a dar os primeiros frutos." Fonte: Manuel Falcão, in A Esquina do Rio;

Outras conversas: "O Bloco de Esquerda mudou substancialmente o seu discurso durante a campanha, amaciando-o – até Catarina Martins propor casamento a um António Costa que, aturdido (ainda está), não percebeu o que lhe estava a acontecer. Ao que se sabe, a proposta ainda está de pé e é boa para marcianos no PS. Durante as três derradeiras semanas, nem parecia ser a mesma Catarina Martins histriónica a que assistíamos nos debates quinzenais com o primeiro-ministro, uma espécie de máquina trituradora do lero-lero esquerdista de antes da capitulação do Syriza – e que muitas vezes a levara aos limites da grosseria. Para isso, muito deve ter contribuído o estilo sério, credível e pré-balzaquiano de Mariana Mortágua (uma revelação), que a acompanhou num dos cartazes de campanha, e a ideia (correta) de que o eleitorado do BE não era o do PCP. Catarina Martins corrigiu então a sua voz (que passou a ser mais pausada – com sujeito, predicado e complemento direto), sorriu, clareou os olhos, refreou o dedinho espetado e tremendista, assumiu que podia andar de braço dado com um governo de esquerda, e não exagerou no tom. Catarina Martins foi, assim, uma das vencedoras; teve sorte por o secretário-geral do PS, António Costa (ai dos vencidos), não querer negociar com as meninas. Seria o Syriza às arrecuas." Fonte: Francisco José Viegas, in CM blogue. 

Enfado(s): Passar cinco horas numa Loja do Cidadão para obter uma informação. No final de uma longa tarde, e na vez  de me dirigir ao guichet, o assunto ficou esclarecido em três minutos.  

Livro(s): O Juiz Sou Eu, Mickey Spillane. N.º26 da Colecção Clube do Crime, Livros de bolso, Europa-América; 

Música(s): encontro de icónicos. O folk/rock talvez no seu melhor.