29 de outubro de 2008

" EL CAPITAN ALATRISTE "

Ao ler " O Mestre da Esgrima " de Arturo Pérez-Reverte, tive um súbito reencontro com os livros de aventuras, dos bons velhos tempos da minha adolescência. Essas emoções de descobrir heróis, vilões, e viagens a partir do meu quarto para mundos então desconhecidos, foi o inicio do percurso que ao longo do tempo me conduziu à leitura, e ao prazer do livro. Surgem agora as aventuras do "Capitão Alatriste", personagem criada por Arturo Pérez-Reverte numa tecida e simbólica homenagem aos " Os Três Mosqueteiros " de Alexandre Dumas. Pretende assim o escritor homenagear a sua iniciação à leitura, mas também de tantas gerações que em torno das personagens de Mestre Dumas, viajaram e bateram-se como heróis por suas donzelas. Para que se tenha uma ideia do que é o fenómeno Alatriste na nossa vizinha Espanha, direi que é apenas comparável à saga de Harry Porter, no nosso mundo globalizado. Por mim, sigo desde já este anti-herói, vou instalar-me numa Sevilha de 1626, e com Alatriste irei pelo Patio de Los Naranjos, pelas tabernas de Triana, mas também conhecer perigosas missões e ouvir falar de histórias do ouro das Índias . Por tudo isto, não posso perder esta aventura, porque ao fim e ao cabo até que voltei à companhia de velhos Amigos. Com um bocado de sorte, irei também no final da tarde a " los toros ".