1 de janeiro de 2009

MEIO SÉCULO DE MENTIRAS


' Não me fales mais de tragédias! Que morram de fome, que vão pa'Miami, que derrubem o governo, sei lá! Eu também tenho os meus problemas e não os conto a ninguém.
- Ai filho, não são tragédias. É que a vida ficou assim. Há muita pobreza e não há onde arranjar dinheiro e...
- Sim, sim. Foda-se! Sim! Isto é um inferno.'
O INSACIÁVEL HOMEM-ARANHA, (O punhal chinês) Pedro Juan Gutiérrez, Dom Quixote (Ficção Universal), 2004.


Na mudança do ano eis mais uma data com tremendos equívocos. Meio século de 'revolução' cubana. A história é por demais conhecida. Perfumada ainda hoje nas esclavagistas cartilhas do catecismo revolucionário. Cinquenta anos de ilusões, crimes, fome, miséria total para um povo que apenas exigia e lutou pela dignidade.

As desculpas de sempre: A guerra fria, os contra-revolucionários, mas também a revolução, os planos quinquenais sempre falhados, a Baía dos Porcos, isto e aquilo na deriva de um absolutismo total. Falta ainda o embargo! Pois a América! Eu sei que também não é flor que se cheire. E existe ainda, a conexão de Miami.

Feitas as contas ruma-se ainda ao Socialismo! Pois bem, não duvido que as classes dirigentes, os militares, a polícia política e os bufos do regime, vivam no chamado 'paraíso'. O povo, esse que ajudou a tomar o 'Palácio de Inverno', vive na miséria. Mais uma vez a revolução proletária fez das suas. Alimentou-se dos seus próprios filhos. Até quando?

Estive em Cuba no ano de 2004. Fui pela cidade colonial de La Habana, mas também pelas praias de Varadero. Somei-lhe a paixão pelo xadrez, pelo latin jazz, e os míticos relógios 'Cuervo y Sobrinos'. Vi com os meus olhos a obra inacabada de uma revolução marxista-leninista. Escombros, prostituição por todo o lado, pessoas esmolando uns euros, filas para o pão e outros alimentos. Reparei ainda que naquele paraíso inacabado, existem lugares inacessíveis. Penso que sei o porquê? Ali coabita a 'cozinheira e o devorador de homens'. Tremendo embuste histórico.



(EX)CITAÇÕES:

'O optimismo é a face visível de uma crise mais profunda, a do carácter e a da vontade. Todas as mudanças positivas nasceram em momentos de grandes dificuldades. Talvez 2009 seja um deles.' Fonte: CrónicasFJV,Blogue

OS LIVROS

'TRILOGIA SUJA DE HAVANA', Pedro Juan Gutiérrez, Publicações Dom Quixote;
'CARNE DE CÃO', Pedro Juan Gutiérrez, Publicações Dom Quixote;
'O NOSSO GG EM HAVANA', Pedro Juan Gutiérrez, Publicações Dom Quixote;
'O ROMANCE DA MINHA VIDA', Leonardo Padura, Edições ASA;


OUTRAS MÚSICAS DO CARIBE:


'MI GRAN PASION', Gonzalo Rubalcaba, Messidor Musik , 1991.

'LIVE AT THE BLUE NOTE' Artur Sandoval, Half Note Records, 2008.