
30 de setembro de 2009
ANTOLOGIAS

VAZIOS
Na próxima semana Portugal comemora uma data. Alguns dizem que simbólica. Infelizmente decorre quase um século sem Monarquia. Não existe lugar a mais pressupostos. O pano caiu em definitivo neste regime.
28 de setembro de 2009
"MÁSCARA NEGRA"

27 de setembro de 2009
COISAS DE DOMINGO

A revolução denominada de "Bossa Nova" acabaria por adoptar uma cantora "não profissional" - casada com João Gilberto.
Astrud Gilberto ou Astrud Evangeline Weinert ficaria para todo o sempre como "The Girl from Ipanema". Tudo isto tornou-se possível porque Stan Getz era na verdade também genial. Ele viu mais longe. Esteve no local certo, no tempo certo.
Anos mais tarde, Astrud Gilberto reparou também noutro saxofonista. Stanley Turrentine ou "Mr Sugar" vinha dos Blues e Rhythm and Blues. Somara no percurso musical as vivências - do face to face - com Shirley Scott a "Rainha do orgão" mas também projectos musicais com Jimmy Smith/ Milt Jackson/ Ron Carter / Eric Gale.
A década de 70 foi o período do verdadeiro estágio da chamada "fusion" e desta forma o jazz e o samba voltaram superiormente a reencontrar-se.
"Gilberto with Turrentine" foi a possibilidade de reunir em torno dessa tremenda "mistura" génios como Eumir Deodato/Ron Carter/ Toots Thilemans e Airto Moreira. Esta foi sem dúvida a melhor das melhores "colheitas" de 1973. Astrud Gilberto e Stanley Turrentine para isso contribuiram.
25 de setembro de 2009
23 de setembro de 2009
21 de setembro de 2009
"PRIVATE INVESTIGATIONS"

20 de setembro de 2009
COISAS DE DOMINGO

Melody Gardot é acima de tudo uma sobrevivente. Vítima de um grave acidente de viação transformou a sua convalescência em estágio musical. A música como terapia. O resultado não poderia ser melhor. Compositora de jazz/blues e de folk - apenas alguns dos roteiros da música popular afro e anglo-americana.
Percebe-se bem o porquê desta "descoberta" de Herbie Hancock. Melody (en)canta através de uma voz muito bela, soma-lhe ainda um jeito particular nas guitarras, mas também no piano. O extremo bom gosto, é o acréscimo de tudo isto.
18 de setembro de 2009
LEITURAS

Fonte:Wikipédia.
17 de setembro de 2009
16 de setembro de 2009
14 de setembro de 2009
OUTRAS MÚSICAS

É um disco fascinante. Faz a ponte entre a tradição e a modernidade. Maria Rita canta e encanta. Confirma um ditado popular. "Quem sai aos seus não degenera". Soma-lhe ainda um sorriso algo escondido. Depois de se ouvir a primeira faixa do cd - "Tá Perdoado" - percebe-se muito mais. Samba e golpe de asa não lhe falta. Beleza também não.
13 de setembro de 2009
COISAS DE DOMINGO

11 de setembro de 2009
O REGRESSO

Fonte:TSF.
Cumpre-se um desejo e também um gesto de Estado. Jorge de Sena foi um "cometa" que por aqui passou. Esteve sempre longe e perto de um país que adorava. Teve alegrias e desgostos, muitos. Hoje um Portugal anónimo presta-lhe essa homenagem. Alguns amigos marcam presença. É bom que assim seja. Sena não gostava de hipocrisias. É o regresso de um poeta que desejou ser Rei. Bem vindo.
PORTUGUÊS SUAVE

(EX)CITAÇÕES
"São boas notícias: de 2001 até hoje, ‘Crime e Castigo’, o grande clássico de Fiodor Dostoievski (edição Presença), traduzido do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra, já vai em sete edições. Acaba de sair a mais recente. Parabéns."
Fonte:Crónicas de Francisco José Viegas;
OUTRAS CONVERSAS
«Acabo de pasar unas semanas, con todas mis defensas críticas de lector arrasadas por la fuerza ciclónica de una historia, leyendo los tres voluminosos tomos de Millennium, unas 2.100 páginas, la trilogía de Stieg Larsson, con la felicidad y la excitación febril con que de niño y adolescente leí la serie de Dumas sobre los mosqueteros o las novelas de Dickens y de Victor Hugo, preguntándome a cada vuelta de página “¿Y ahora qué, qué va a pasar?” y demorando la lectura por la angustia premonitoria de saber que aquella historia se iba a terminar pronto sumiéndome en la orfandad. ¿Qué mejor prueba que la novela es el género impuro por excelencia, el que nunca alcanzará la perfección que puede llegar a tener la poesía? Por eso es posible que una novela sea formalmente imperfecta, y, al mismo tiempo, excepcional. Comprendo que a millones de lectores en el mundo entero les haya ocurrido, les esté ocurriendo y les vaya a ocurrir lo mismo que a mí y sólo deploro que su autor, ese infortunado escribidor sueco, Stieg Larsson, se muriera antes de saber la fantástica hazaña narrativa que había realizado.»
Fonte:El País - O elogio de Stieg Larsson, por Vargas Llosa.
UM LIVRO
"Henrique Pousão" - Bernardo Pinto de Almeida, Assírio & Alvim - 1999;
OUTRAS MÚSICAS EM CD
"LIVE IN EUROPE" - RORY GALLAGHER - BMG 1999;
9 de setembro de 2009
PHILIP MARLOWE

7 de setembro de 2009
6 de setembro de 2009
4 de setembro de 2009
CHICAGO BLUES

West Side Blues do guitarrista VERNON RAY HARRINGTON é o continuar da saga. Blues urbanos mas com origens nos coros da igreja do Reverendo Houston H. Harrington. É um trabalho em torno de memórias. Também a prova de que por vezes, a grande cidade promove bons encontros. Os Blues do meu bairro.
2 de setembro de 2009
"BARONESA DO CRIME"

Fonte: http://revistaepoca.globo.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)